Por Meon Em RMVale

Prefeitura retira 30 toneladas de 'lixo' em casas de acumuladores em Taubaté

Em uma das casas foram retiradas 12 toneladas de entulho

As operações realizadas este mês, pelo Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) de Taubaté, em quatro residências monitoradas pelo projeto de acumuladores compulsivos resultaram no recolhimento de 30 toneladas de materiais. Em apenas uma das residências, os agentes do CAS recolheram 12 toneladas dos materiais mais diversos.

No ano passado, 22 toneladas foram recolhidas da residência de uma idosa de 71 anos.

A ideia é envolver a comunidade no monitoramento e combate a este transtorno. A acumulação caracteriza-se pela dificuldade de desfazer-se de pertences, em consequência de uma forte percepção da necessidade de conservá-los e do sofrimento associado ao seu descarte.

A população pode colaborar e encaminhar as denúncias no e-mail acumuladores.compulsivos@taubate.sp.gov.br.

Atualmente 17 casos são acompanhados pelo projeto de acumuladores compulsivos. Desde 2015, o CAS mantém em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social (Sedis) este projeto. As ações incluem o levantamento dos casos problemáticos, a criação e manutenção de vínculo com os portadores, ações de remoção de inservíveis e acompanhamentos inter setoriais. As atividades também contam com a participação de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

O projeto também conta com o apoio do Ministério Público por meio da 4ª Promotoria de Justiça. Cabe ao representante do MP o ajuizamento de ações que permitem o cumprimento de remoções coercitivas de materiais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.