"Precisamos de um Código de Edificações mais enxuto e moderno"
Luiza Paiva/Meon
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos (AEA/SJC) realiza à partir da próxima segunda-feira (15) um encontro entre a categoria e os candidatos à Prefeitura de São José dos Campos.
O presidente da AEA/SJC, engenheiro civil Carlos Vilhena, esteve na sede do Grupo Meon de Comunicação e falou sobre o Ciclo de Encontros com os candidatos, segundo Vilhena o ciclo tem como objetivo conhecer as propostas dos candidatos e fazer questionamentos de interesse da categoria. Para esclarecer a iniciativa Carlos Vilhena nos concedeu uma pequena entrevista.
Qual o propósito da AEA em sabatinar os candidatos a prefeito?
Dar oportunidade aos profissionais associados de conhecerem os candidatos, colocando-os frente a frente para um bate-papo, de maneira informal e franca.
Qual sua expectativa com relação a participação da categoria?
Por ser uma classe muito técnica e normalmente pouco envolvida com a política, haja vista que em nossa cidade somos a mais antiga entidade de classe profissional, apesar de termos muitos profissionais da categoria dentro da prefeitura, inclusive associados que já ocuparam cargos de destaque, até hoje não fomos contemplados com área para construção de nossa sede própria, então a expectativa é de baixa participação.
Quais são os temas que mais preocupam a categoria?
Do ponto de vista individual de nossos profissionais, além de um Código de Edificações mais enxuto e moderno, o atendimento nos diversos setores da prefeitura, bem como, a desburocratização dos procedimentos para obtenção de licenciamentos, agora que o alvará de construção está mais fácil, quando passou a considerar a palavra do profissional como tendo validade, ou seja, o engenheiro ou arquiteto responde pelo que informa.
Outras questões são aquelas inerentes as profissões, o Plano Diretor, Zoneamento, obras, mobilidade urbana etc.
Sobre as questões que envolvem urbanismo, planejamento urbano e zoneamento. Na sua opinião quais serão os desafios do futuro prefeito?
O grande desafio é a elaboração de um plano diretor, conjugado com lei de zoneamento e plano de mobilidade urbana que promovam o desenvolvimento social e econômico de nossa cidade e ainda garanta a qualidade de vida aos nossos cidadãos.
Outros desafios são, mudar a maneira de gestão onde a transparência e o bom uso do dinheiro público sejam parte da metodologia de trabalho, não objeto de propaganda e reflitam em melhores condições à população.
Que contribuição a AEA pode oferecer aos candidatos e a seus planos de governo?
Além de participar com qualidade nos diversos Conselhos Municipais, dentro de nossas competências e atribuições, colocar nossa entidade a disposição do Poder Público para discutir e auxiliar na construção de nossa cidade, buscando em nosso meio profissional experiências exitosas em outras localidades para servir de exemplo.
Neste sentido, a AEA/SJCampos, nos últimos anos promoveu seminários internacionais sobre mobilidade urbana que contou com a presença de renomados profissionais estrangeiros; no ano passado um grande seminário nacional sobre segurança em prédios (este em função do grande número de prédios construídos em S.José dos Campos) por não possuirmos leis de inspeção periódica obrigatória, a exemplo de outras cidades, que certamente evitarão, no futuro, catástrofes como a do Rio de Janeiro e a do Rio Grande do Sul.
O Grupo Meon apoia a iniciativa. O primeiro encontro será realizado no dia 15 de agosto às 18h30 no Auditório da AEA/SJCampos com o candidato Felício Ramuth (PSDB). Em seguida, também no mês de agosto, a associação realizará encontros com os candidatos Claude Mary de Moura (PV), Shakespeare Carvalho (PRB) e Carlinhos Almeida (PT). Confira a agenda completa abaixo.
Felicio Ramuth - PSDB
Data: 15/08
Claude Mary Moura - PV
Data: 16/08
Shakespeare Carvalho - PRB
Data: 24/08
Carlinhos Almeida (PT)
Data: 25/08
Os encontros com os candidatos Toninho Ferreira (PSTU) e Luiz Carlos Oliveira (PEN) serão agendados para setembro.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.