Por Meon Em RMVale

Estudantes de São José chegam cedo ao Enem para manter a calma

Maioria dos alunos chegou bem antes dos portões fecharem

unip_2

Univap foi um dos locais de prova em São José dos Campos

Giovana Bertti

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi de expectativa para os estudantes de São José dos Campos, que chegaram cedo aos locais de prova. O aluno Pedro Virgilio, que está concluindo o Ensino Médio, preferiu antecipar a chegada para controlar o nervosismo.

"Eu cheguei antes para tentar me manter calmo. Esse tempo de espera me ajuda a entrar no clima e relaxar um pouco. A tensão é grande e esse controle do horário me faz bem", disse, momentos antes de entrar no local de prova.

Eu cheguei antes para tentar me manter calmo. Esse tempo de espera me ajuda a entrar no clima e relaxar um pouco"

Pedro VirgílioEstudante

 Aluna  do 2° ano do Ensino Médio, Emily Marchesi Flaustino vai fazer o Enem pela primeira vez, como treineira. "É importante para conhecer a prova e estar mais preparada para o próximo ano”. 

Para muitos, o Enem representa um sonho. Esse é o caso da vestibulanda Ana Carolina Pacheco, que presta a prova pelo terceiro ano consecutivo. A estudante quer passar em Medicina na Universidade Federal de Itajubá.

"Por já ter feito a prova nos outros anos eu estou mais calma do que muitos outros concorrentes. Espero que isso me ajude a chegar onde quero", disse.

Uma das novidades do Enem neste ano é a divisão da prova em dois finais de semana. Neste domingo, as disciplinas exigidas são as de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. No próximo dia 12 serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

O tema da Redação, segundo divulgou o Twitter do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é sobre os 'Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil'. 

Pela primeira vez, o Enem terá videoprovas em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). A prova em Libras é um recurso que facilita a realização do exame para surdos e pessoas com deficiência auditiva que, por terem sido alfabetizados na linguagem dos sinais, têm mais dificuldade para realizar provas escritas.

ana_carolina

Ana Carolina quer passar em Médicina na Universidade Federal de Itajubá 

Giovana Bertti / Meon

whatsapp_image_2017_11_05_at_13_37_05

Emily Marchesi Flaustino está fazendo a prova esse ano para experiência, como treineira

Giovana Bertti / Meon

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.