Por Rodrigo Ribeiro Em RMVale

Projeto desenvolvido por aluno da Unitau participa de feira de inovação

Mobilete funciona a partir de energia solar ou pela rede elétrica

20160829_mobilete sustentável_taubaté_unitau_(Leonardo Oliveira Acom/Unitau)

Projeto foi criado pelo estudante Jorge Yago de Oliveira (à esquerda)

Leonardo Oliveira Acom/Unitau

O projeto de uma mobilete sustentável, desenvolvido pelo aluno do último semestre de Engenharia Mecânica da Unitau (Universidade de Taubaté), Jorge Yago de Oliveira, participou na última quinta-feira (25), da "Innovation Fair", feira de tecnologia e inovação da empresa Gerdau. O equipamento funciona a partir de energia solar ou pela rede elétrica e não emite carbono.

Chamado de Photomotoneta, o equipamento é composto de alumínio e fibra de vidro, suporta até 100 quilos e possui autonomia de 30 km por dia com uma velocidade máxima de até 48 km/h. Na feira, o estudante pode apresentar o projeto e trocar experiências com representantes de empresas e outras instituições.

"É legal porque alavanca a Unitau, o desenvolvimento dos alunos e incentiva para que novos projetos sejam feitos. A gente pretende dar continuidade na ideia desenvolvendo um projeto de mestrado, com novas idéias, como biogás e outros combustíveis eco-eficientes para movimentá-la", revela Oliveira.

Leia MaisUnitau realiza Seminário de Pesquisas em Linguística AplicadaEstudante de Taubaté perde 63 quilos com readequação alimentarProjeto quer ‘buscar’ e impulsionar jovens empreendedores em Taubaté

O projeto foi desenvolvido pelo aluno sob a orientação Prof. Dr. Ederaldo Godoy Junior. "É importante esse intercâmbio com as empresas e indústrias. Nós mostramos nossos projetos desenvolvidos na Universidade, nossas inovações e assim podemos alcançar parcerias para futuros projetos", afirmou.

"Estamos buscando algo novo que é justamente abrir as portas para ter novos olhares e assim aumentar nossa interação e nossas trocas. Ver as afinidades e onde podemos fechar parcerias e fazer algo que agregue valor para nós, para a região e demais instituições”, disse Sandro Kalil, gerente da área de inovação, gestão e qualidade da Gerdau.

A ideia
De acordo Oliveira, a ideia da Photomotoneta surgiu de maneira espontânea. "Fui pegando partes em ferro velho e montando aos poucos, até o dia que eu acabei e comecei a vir com ela para faculdade", conta Oliveira. "As motocicletas a combustíveis fósseis descartam muitos gases tóxicos e de efeito estufa na atmosfera, às vezes até mais que motorizações de potência maior", completa.

 

WhatsApp
Quer saber tudo sobre as cidades da região? Mande um WhatsApp para o número (12) 98218-4888 e passe a receber as principais notícias e informações da região no seu celular através do aplicativo.

Faça parte do grupo Meon, fique bem informado e convide seus amigos para participar também!

Informação de qualidade a um clique de distância.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Ribeiro, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.