Por Rodrigo Machado Em RMVale

Quatro linhas de ônibus ganharão biblioteca itinerante em São José

Projeto vai oferecer livros dentro dos coletivos a partir desta sexta-feira (28)

leitura_de_onibus

Passageira em frente ao painel de livros

Divulgação

 Compartilhar conhecimento e incentivar a leitura. Esse é objetivo do Cultura no Ônibus, projeto que será lançado nesta sexta-feira (28), em São José dos Campos, na véspera do Dia Nacional do Livro.

De imediato, quatro linhas (305, 308, 310 e 330), que atendem aos bairros São Judas Tadeu, Bosque dos Eucaliptos, Residencial União e Campos dos Alemães, receberão o programa itinerante de incentivo à leitura.

A ideia é oferecer livros dentro dos ônibus do transporte coletivo do município e de graça para quem quiser ler na hora ou depois. É como uma biblioteca dentro do ônibus, mas sem burocracia, segundo a coordenadora de RH da Expresso Maringá do Vale, Kátia Moreira. 

“O projeto cultural, apoiado pela Expresso Maringá do Vale , vai disponibilizar diversos títulos da literatura brasileira, que tanto podem ser lidos durante a viagem ou emprestados e posteriormente devolvidos, sem qualquer custo para o cliente”, disse.

Segundo ela, o Cultura no Ônibus teve início no Distrito Federal, quando o cobrador Antônio do Livro ficou conhecido por desenvolver mini expositores de papelão, fixando no interior dos veículos. O projeto beneficiou cerca de quatro milhões de passageiros nos últimos 12 anos. 

“Ele levava livros pessoais para emprestar aos seus passageiros. A empresa gostou da ideia e hoje possui uma frota de mais de 300 carros com o Cultura no Ônibus no Distrito Federal”, contou Katia, que também é apaixonada por literatura e responsável pela expansão do projeto em São José.

Como vai funcionar
O passageiro pode escolher o livro para a leitura e mesmo que não termine ao fim de sua viagem, pode levar para casa e depois devolver dentro de qualquer ônibus ou no Terminal Central. O cobrador fica responsável por sempre realimentar a estante com novos livros para que não faltem opções aos passageiros.

Além de oferecer a opção de leitura, o programa receberá também doações de livros, que podem ser entregues nos ônibus ou nos terminais. “Seremos pioneiros na região e sem dúvida alguma o nosso objetivo é incentivar o nosso público a ler, compartilhar e disseminar conhecimento”, afirmou. “Esses livros serão cadastrados e posteriormente colocados à disposição dos nossos clientes”, finalizou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Machado, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.