Quase 23 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio das escolas públicas do Vale do Paraíba participam, nesta terça (4) e quarta-feira (5), da nova edição do Provão Paulista Seriado, exame que dá acesso a vagas em universidades e faculdades públicas do Estado de São Paulo.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Somente em São José dos Campos, cidade mais populosa da região, cerca de 5 mil alunos realizam a prova. Em todo o estado, a avaliação acontece em mais de 3,6 mil escolas, com início às 8h e fechamento dos portões às 7h45.
Criado pelo governo estadual em 2023, o Provão Paulista está em sua terceira edição e já ofereceu mais de 46 mil vagas no ensino superior público. Neste ano, são 15.717 vagas disponíveis, distribuídas da seguinte forma:
- 1.500 para a USP
- 934 para a Unesp
- 327 para a Unicamp
- 10.000 para as Fatecs
- 2.956 para a Univesp
Na Escola Estadual Maria Dolores Veríssimo Madureira, no bairro Jardim Anhembi, em São José, o estudante Davi Araújo do Nascimento, de 17 anos, foi um dos primeiros a chegar.
"Eu escolhi Relações Internacionais e Comércio Exterior. São poucas vagas, mas a gente acredita sempre no nosso potencial. Hoje é o dia mais importante das nossas vidas como estudante", contou.
De acordo com Andreia de Souza Pereira, supervisora de ensino de São José dos Campos, o Provão Paulista representa uma chance real de ingresso nas principais universidades paulistas.
"Desde a 1ª série do Ensino Médio, os alunos já começam a acumular pontuação. Agora, na 3ª série, eles fecham o ciclo e podem ingressar nos cursos escolhidos", explicou.
Próximas etapas do Provão Paulista
- 1ª série do Ensino Médio: 6 e 7 de novembro
- 2ª série do Ensino Médio: 11 e 12 de novembro
- Registro de cursos de preferência (3ª série): até 28 de novembro
Divulgação dos gabaritos: 8 de dezembro
- Primeira chamada de aprovados: 19 de janeiro de 2026
- Segunda chamada: 26 de janeiro de 2026
- Terceira chamada: 2 de fevereiro de 2026
Como funciona o Provão Paulista
A avaliação é aplicada ao longo dos três anos do Ensino Médio. A nota final é composta pela soma dos acertos em cada etapa:
- 15% da prova da 1ª série
- 25% da 2ª série
- 40% da prova objetiva da 3ª série
- 20% da redação
Os estudantes que não participaram das edições anteriores podem concorrer às vagas, mas a pontuação é ajustada conforme o desempenho. Para universidades como USP, Unesp e Unicamp, é exigido mínimo de 22 questões corretas na prova da 3ª série.
No caso dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a prova não é seriada. O cálculo final considera 80% das questões objetivas e 20% da redação.
Cineasta joseense lança série docu-reality no Canal History
“Caça-Tempestades - Amazônia” estreia nesta quarta-feira (5)
Finep libera R$ 1 bilhão para projetos de inovação em todo o país
Programa Inovacred vai financiar empresas de todos os estados
Jacareí atinge maior redução mensal de furtos entre as maiores cidades do Vale
Dados divulgados são referentes ao mês de setembro
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.