Quase 23 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio das escolas públicas do Vale do Paraíba participam, nesta terça (4) e quarta-feira (5), da nova edição do Provão Paulista Seriado, exame que dá acesso a vagas em universidades e faculdades públicas do Estado de São Paulo.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Somente em São José dos Campos, cidade mais populosa da região, cerca de 5 mil alunos realizam a prova. Em todo o estado, a avaliação acontece em mais de 3,6 mil escolas, com início às 8h e fechamento dos portões às 7h45.
Criado pelo governo estadual em 2023, o Provão Paulista está em sua terceira edição e já ofereceu mais de 46 mil vagas no ensino superior público. Neste ano, são 15.717 vagas disponíveis, distribuídas da seguinte forma:
- 1.500 para a USP
- 934 para a Unesp
- 327 para a Unicamp
- 10.000 para as Fatecs
- 2.956 para a Univesp
Na Escola Estadual Maria Dolores Veríssimo Madureira, no bairro Jardim Anhembi, em São José, o estudante Davi Araújo do Nascimento, de 17 anos, foi um dos primeiros a chegar.
"Eu escolhi Relações Internacionais e Comércio Exterior. São poucas vagas, mas a gente acredita sempre no nosso potencial. Hoje é o dia mais importante das nossas vidas como estudante", contou.
De acordo com Andreia de Souza Pereira, supervisora de ensino de São José dos Campos, o Provão Paulista representa uma chance real de ingresso nas principais universidades paulistas.
"Desde a 1ª série do Ensino Médio, os alunos já começam a acumular pontuação. Agora, na 3ª série, eles fecham o ciclo e podem ingressar nos cursos escolhidos", explicou.
Próximas etapas do Provão Paulista
- 1ª série do Ensino Médio: 6 e 7 de novembro
- 2ª série do Ensino Médio: 11 e 12 de novembro
- Registro de cursos de preferência (3ª série): até 28 de novembro
Divulgação dos gabaritos: 8 de dezembro
- Primeira chamada de aprovados: 19 de janeiro de 2026
- Segunda chamada: 26 de janeiro de 2026
- Terceira chamada: 2 de fevereiro de 2026
Como funciona o Provão Paulista
A avaliação é aplicada ao longo dos três anos do Ensino Médio. A nota final é composta pela soma dos acertos em cada etapa:
- 15% da prova da 1ª série
- 25% da 2ª série
- 40% da prova objetiva da 3ª série
- 20% da redação
Os estudantes que não participaram das edições anteriores podem concorrer às vagas, mas a pontuação é ajustada conforme o desempenho. Para universidades como USP, Unesp e Unicamp, é exigido mínimo de 22 questões corretas na prova da 3ª série.
No caso dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a prova não é seriada. O cálculo final considera 80% das questões objetivas e 20% da redação.
Carretas da Mamografia e Empreendedorismo chegam em Guará
Exames e cursos gratuitos estarão disponíveis a partir desta segunda (10)
Conexão Juventude agita a Zona Sul de São José
11ª edição do evento reuniu famílias e jovens neste domingo (9)
Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto recebe obras de conservação
Manutenção por toda a extensão começa nesta segunda (10)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.