RMVale

Roupas, perfumes e cosméticos serão os presentes preferidos neste Dia dos Namorados

Pesquisa da ACI/Unitau revela que o gasto médio para a data deve ficar entre R$ 101 e R$ 200

Escrito por Julia Lopes

10 JUN 2021 - 07H51

Reprodução depositphotos_156797130-stock-photo-valentines-day-background (Reprodução )

No próximo sábado (12), é comemorado o Dia dos Namorados, a data mais romântica do ano. Além de ser um dia especial para os casais, é também considerada uma das principais datas do comércio.

Segundo pesquisa realizada pela ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos, em parceria com a Universidade de Taubaté para identificar o comportamento do consumidor em relação ao Dia dos Namorados, feita entre os dias 27 de maio e 1º de junho, os presentes preferidos para a data neste ano são roupas (38,46%), perfumes e cosméticos (23,08%), outros presentes (13,85%) e calçados (10,77%). Eletrônicos e viagens/passeios aparecem empatados, com 3,08%.

A pesquisa foi feita em locais de grande concentração do comércio como: praça Afonso Pena, Calçadão da Rua 7, Rua 15 e shoppings CenterVale, Centro, Colinas e Vale Sul. Os técnicos do Nupes (Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais) da Unitau ouviram 119 pessoas. A margem de confiança do estudo é de 95%.

Além disso, o valor gasto em média nos presentes pelos casais deve ficar entre R$ 100,1 e R$ 200 para a maioria dos entrevistados (47,69%), seguido de R$ 50,01 a R$ 100 para 20%, apontou a pesquisa ACI/Unitau. Já a forma de pagamento preferido deve ser a vista (73,85%) e por meio de cartão de débito (46,15%). Outros 30,77% preferem usar cartão de crédito, 21,54% pagarão em dinheiro e 1,54% irão utilizar o crediário das lojas. Não foi identificado uso de cheques.

Local

O levantamento ACI/Unitau revelou também que os shoppings devem ser os locais preferidos pelos namorados para fazer compras. Os centros de compra foram citados por 41,45% dos entrevistados, contra lojas do centro da cidade (24,62%), compras online (21,54%) e lojas de bairro (3,08%).

Tendência

A pesquisa identificou que apenas 33,61% dos consumidores planejam comprar presentes neste Dia dos Namorados. As razões para o baixo índice apontadas pela ACI/Unitau são de que muitas pessoas disseram que não estão namorando, outras afirmaram não festejar a data e parte dos consumidores disse não ter dinheiro para presentes este ano. O índice de 33,61% fica abaixo da intenção medida na pesquisa de 2019, fixada em 58%, o índice teve uma queda de 24,39%. Em 2020, em razão da fase crítica da pandemia, não foi realizada pesquisa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Julia Lopes, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.