RMVale

São José disputa prêmio nacional de empreendedorismo

Projeto tem parceria com o Sebrae

Escrito por Meon

11 JUN 2024 - 11H22 (Atualizada em 11 JUN 2024 - 16H50)

Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos participa, na noite desta terça-feira (11), da cerimônia nacional da XII Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) em Brasília (DF).

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Em abril, a cidade conquistou a etapa estadual do prêmio, na categoria Empreendedorismo na Escola, apresentando as ações da iniciativa São José + Empreendedora, desenvolvida pela Secretaria de Educação e Cidadania e que envolveu mais de 54 mil alunos durante o ano passado.

O objetivo da premiação é destacar o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de iniciativas que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.

Além de reconhecer, valorizar e difundir práticas inovadoras, o PSPE objetiva estimular a inovação no setor público, contribuir para a ampliação das capacidades municipais, promover a aprendizagem e inspirar novos projetos e ideias, reforçando o papel do Sebrae de parceiro dos municípios.

No total, a 12ª edição do Prêmio recebeu mais de 2,5 mil inscrições em todo o País. Saiba mais na página do Sebrae.

Educação Empreendedora

Na rede de ensino municipal, a Educação Empreendedora está presente desde a Educação Infantil, com a Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, e se estende por todo o Ensino Fundamental.

A parceria com o Sebrae no programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi ampliada para mais de 46 mil alunos do 1º ao 9º ano em 2023, representando um crescimento de 127% em relação a 2022.

Com formações para os professores sobre a temática empreendedora e trabalho em equipe nas escolas, o programa tem como objetivo estimular a cultura empreendedora no ambiente escolar, que valoriza a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Dessa forma, são desenvolvidas as competências necessárias para que empreendam na sua própria vida e conquistem seus sonhos.

Ao longo dos encontros, os alunos vivenciam propostas que envolvem planejamento, estabelecimento de metas, colaboração, identificação de oportunidades, iniciativa, busca de informações, comprometimento e persistência, estimulando comportamentos empreendedores e a capacidade de transformar objetivos em projetos reais.

Entre os temas trabalhados com os alunos estão: soluções sustentáveis, robótica empreendedora, tecnologias digitais, geração empreendedora e outros.

Coordenadas pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), dentro da disciplina de Enriquecimento Curricular, as atividades da Educação Empreendedora envolvem também Educação Financeira e Fiscal, em parcerias com a Receita Federal e o Procon, por meio de aulas semanais, exercícios e projetos que abordam conceitos e produtos financeiros, tributos e administração pública.

A cada ano, os projetos da Educação Empreendedora desenvolvidos são expostos no Empreende - Startups Educacionais, ao final do segundo semestre.

O tradicional evento leva ideias e atividades que valorizam os sonhos, a inovação e a empatia para apreciação e visita de alunos, professores, convidados e toda a comunidade escolar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.