Por Murilo Cunha Em RMVale

“São José é a capital tecnológica do país”, afirma ex-ministro da Fazenda

‘São José 2030’ teve palestras de especialistas e debate com candidatos

dsc_0288_1

Candidatos à prefeitura participaram de mesa redonda sobre o futuro da cidade

Murilo Cunha/Meon

 Os planos para o desenvolvimento de São José dos Campos nos próximos 15 anos foram o centro da uma série de discussões no fórum ‘São José 2030’, realizado no Teatro Colinas na tarde desta segunda-feira (12). O evento, que chega à sua quarta edição, reuniu autoridades e especialistas em diversas áreas para debater o futuro da cidade.

Um dos grandes destaques foi a presença do diplomata e ex-ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, Rubens Ricupero, que falou sobre o papel de São José no crescimento do país. “São José é a capital tecnológica do país, é o nosso Vale do Silício. Uma das maneiras de o Brasil sair dessa crise é pelo comércio exterior, exportando produtos de alta tecnologia, como já exporta a partir da cidade”.

Leia MaisEmbraer fecha acordo para vender jatos para empresa da China Embraer participa de feira de aviação executiva em São Paulo

Para o ex-ministro, o Brasil precisa de mais investimentos em infraestrutura para tornar a indústria nacional mais competitiva. “São José é uma cidade excelente, perto de São Paulo, mas não tem, por exemplo, uma ligação rápida com a capital. Se fosse uma cidade europeia ou americana, não tenho dúvidas de que já haveria um sistema para permitir que as pessoas fossem trabalhar e voltassem sem precisar viajar pelas estradas. Em qualquer país avançado, isso é óbvio”, disse.

O organizador do evento, Kiko Sawaya, acredita que o maior desafio da cidade seja se manter como um ambiente de desenvolvimento. Ele defende que a sociedade civil e o poder público se unam pelo futuro da cidade. O empreendedor André Guadalupe, concorda. “Temos um grupo forte, interessado em desenhar um plano de longo prazo pra cidade. A gente viveu um período difícil nos últimos anos, mas já temos sinais de investimentos voltando, de agentes estrangeiros repensando o Brasil”, afirmou.

Para o fundador da Embraer e presidente de honra do fórum, Ozires Silva, é preciso agir rapidamente para garantir o crescimento do país. “O mundo não vai esperar o Brasil, temos que avançar com grande velocidade. Quem sabe não possamos fazer de São José dos Campos uma cidade líder? Mas isso só vai acontecer se formos eficientes”, disse.

WhatsApp
Quer saber tudo sobre as cidades da região? Mande um WhatsApp para o número (12) 98218-4888 e passe a receber as principais notícias e informações da região no seu celular através do aplicativo. Faça parte do grupo Meon, fique bem informado e convide seus amigos para participar também! Informação de qualidade a um clique de distância.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Murilo Cunha, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.