Por Moisés Rosa Em RMVale

São José é uma das três cidades do Estado a receber ‘radar acústico’

Equipamento disponibiliza informações sobre monitoramento do ar

2016229_radaracustico_cetesb

'Sodar' está em operação para monitoramento no aeroporto da cidade

Divulgação/Cetesb

 Um dos três radares acústicos instalados pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) no Estado está em operação em São José dos Campos para o monitoramento do ar. O equipamento fica no aeroporto da cidade e coleta dados sobre direção e velocidade do vento em vários níveis de altitude e do perfil vertical de temperatura. As informações podem ser consultadas em tempo real.

Segundo a gerente do Setor de Meteorologia da Cetesb, Clarice Aico Muramoto, as informações vão ajudar nas coordenadas para avaliação do ar. “A informação sobre o comportamento do vento em vários níveis de altitude é útil para a avaliação da qualidade do ar e fornece subsídios para estudos meteorológicos”, explica.

Radar
Além de São José, Cubatão e Paulínia também contam com os radares acústicos, conhecidos como Sodar, sigla em Inglês que significa “Sound detection and ranging”, para medições de parâmetros meteorológicos, realizando a perfilação vertical da massa de ar atmosférico. O radar foi cedido pela Petrobras em atendimento a uma exigência do licenciamento ambiental.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Moisés Rosa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.