RMVale

São José inaugura Sala Lilás na UPA Alto da Ponte

Cidade aumenta a rede protetiva às mulheres vítimas de violência

Escrito por Meon

26 AGO 2025 - 13H00

Divulgação

A Prefeitura de São José dos Campos entregou, nesta terça-feira (26), a Sala Lilás da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Alto da Ponte. O espaço foi criado para oferecer acolhimento humanizado, sigiloso e qualificado a mulheres que sofreram violência, fortalecendo a rede municipal de proteção e cuidado.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Com ambiente reservado e acolhedor, a estrutura está preparada para garantir a privacidade durante o atendimento. A equipe multiprofissional recebeu treinamento específico para lidar com situações de vulnerabilidade, assegurando que cada paciente seja atendida com respeito, escuta ativa e amparo psicológico.

A abertura ocorre durante o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, reforçando o compromisso da Prefeitura em ampliar políticas públicas de proteção e oferecer apoio integral às vítimas. Neste ano, as UPAs Putim e Campo dos Alemães também passaram a contar com estas instalações em seus prédios.

O atendimento realizado no local segue o protocolo municipal para grupos vulneráveis, estabelecendo fluxos de acolhimento e encaminhamento para a rede de apoio, que inclui serviços de saúde, assistência social, segurança pública e entidades de defesa dos direitos da mulher.

A UPA Alto da Ponte é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciada pelo Cejam (Centro de Estudo e Pesquisas “Dr. João Amorim”), que também administra outras cinco unidades de saúde do município: UBS Santana, UBS Alto da Ponte, UBS Telespark, UBS Altos de Santana e UPA Campo dos Alemães.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.