Por Meon Em RMVale Atualizada em 04 JUN 2020 - 19H45

São José registra queda nos casos de dengue nos primeiros meses do ano

As medidas principais foram às operações Casa Limpa para recolhimento de inservíveis e a criação das brigadas institucionais

Divulgação/Prefeitura de São José dos Campos
Divulgação/Prefeitura de São José dos Campos


A Prefeitura de São José dos Campos registrou queda de 17% no número de pessoas infectadas por dengue nos primeiros cinco meses de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a Secretária de Saúde, neste ano houve 333 casos, sem nenhuma morte. Em 2019, foram 405 casos e um óbito.

São José dos campos adotou diveros planos de combate às arboviroses, lançados em agosto do ano passado. As medidas principais foram às operações Casa Limpa para recolhimento de inservíveis, a criação das brigadas institucionais, o envio de mensagens por celular (SMS), a divulgação de campanha educativa na mídia, as nebulizações em áreas de transmissão da doença e a contratação de mais agentes de combate a endemias.

Com o objetivo de eliminar os criadouros do Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, houve um intenso esforço nas ações de combate da 13ª à 21ª semana do ano, entre o período pós-Carnaval e fins de maio. Essa é considerada a época de maior risco de epidemia.

Atualmente, 153 agentes realizam diversas tarefas no combate às doenças causadas pelos arbovírus, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A execução das ações de controle visa reduzir a infestação de vetores, como forma de minimizar o risco de doenças causas pelo mosquito.

Entre as atividades, estão as vistorias em imóveis que apresentam condições que favorecem a proliferação do mosquito da dengue ou facilitam a disseminação da doença. Os moradores e proprietários recebem orientações sobre os cuidados para evitar a existência de criadouros do inseto.

Quando há a confirmação da circulação viral em uma área, a equipe vistoria todos os imóveis do entorno, com eliminação dos possíveis criadouros, aplicação de larvicida (quando necessário), identificação das pessoas que apresentem sintomas da dengue e orientação sobre o procedimento de nebulização. Conforme a situação, pode ser indicada a aplicação de inseticida para eliminar as fêmeas do inseto no local.

Desde outubro do ano passado, a Prefeitura promoveu 12 operações Casa Limpa, resultando na eliminação de 28.215 quilos de inservíveis, que só foram suspensas devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. Durante a ação, são recolhidos materiais que possam acumular água e servir de criadouros.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.