Até agosto foram registrados 53 casos de morte no trânsito em São José
Divulgação
Dados divulgados pelo Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) na segunda-feira (19) mostram que mortes causadas por acidentes de trânsito diminuíram em São José dos Campos, mas continuam preocupantes.
Com 53 casos registradas no período de janeiro a agosto de 2016, São José teve uma queda de 14,5% em relação ao mesmo período no ano passado. Outras cidades da RMVale, como Jacareí, Taubaté e Caraguatatuba tiveram aumento dos seus índices. Pindamonhangaba manteve o mesmo número.
Nas cidades apresentadas acima foram registradas no total 153 mortes. O maior número de vítimas se enquadra na faixa de 30 a 34 anos, cerca de 81% são homens. Em São José dos Campos esse número é um pouco diferente. Os acidentes envolvendo pessoas entre 18 a 24 anos são os mais frequentes.
Como a principal causa de morte estãoos acidentes com motocicletas. Elas representam 32,7% dos acidentes fatais, seguida por atropelamento, 22,9% e acidentes de carro 13,7%.
Flávio Brant Mourão, arquiteto e urbanista especializado em estruturas e ambientes urbanos, ressalta que a causa desses acidentes vem de uma combinação de diversos fatores. "Nós temos uma má sinalização e um sistema viário ruim, já que as cidades são muito antigas. O número de veículos também é muito grande, o que gera impaciência e imprudência, em contrapartida à falta de opção de transporte coletivo. Além de que muitas pessoas não sabem mesmo como dirigir".
O Infosiga é um banco de dados com informações de acidentes de trânsito do Estado de São Paulo e faz parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Os dados completos da pesquisa podem ser conferidos no site.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.