São Paulo foi fundado em 25 de janeiro de 1554 após a construção de um colégio jesuíta realizada por doze padres, dentre eles, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
No mesmo dia é celebrado pela igreja católica o dia da conversão do apóstolo Paulo, o que deu origem ao nome da cidade, ou seja, a data marca a instalação oficial dos jesuítas na cidade.
A fundação de São Paulo insere-se no processo de ocupação e exploração das terras brasileiras pelos portugueses, a partir do século XVI. Nessa época, o grupo de padres da Companhia de Jesus, escalaram a serra do mar com a intenção de construir o colégio católico.
Na verdade os portugueses estavam interessados em levar a colonização também para o planalto, porém sem prejudicar o processo que vinha se desenvolvendo no litoral, , logo as autoridades portuguesas criaram em 1553 a vila de Santo André da Borda do Campo.
Em 1560, a população do povoado seria expressivamente ampliada, quando, por ordem de Mem de Sá, governador-geral da colônia, os habitantes da vila de Santo André da Borda do Campo são transferidos para os arredores do colégio. A vila de Santo André é extinta, e o povoado é elevado a esta categoria, com o nome de “Vila de São Paulo de Piratininga”
Segundo os relatos dos padres, o lugar foi escolhido por seu clima agradável, sua vegetação do campo e suas águas limpas e abundantes. E o principal: pela presença, na região, de uma numerosa população indígena que já convivia com os portugueses, pronta para ser catequizada, batizada e transformada em um rebanho de fieis servidores da igreja católica.
Durante esses quase 500 anos, São Paulo vem colecionando momentos históricos para o país, como a Revolução Constitucionalista de 1932, a Diretas Já na Praça da Sé, as manifestações de junho de 2013.
A cidade será presenteada com uma série de atividades solenes, culturais e de lazer, além da inauguração de equipamentos públicos, passeio ciclístico e o tradicional corte do bolo de aniversário da cidade no Mercado Municipal.
Saiba mais sobre o feriado na capital:
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.