Por Meon Em RMVale

Coleta de lixo está suspensa por tempo indeterminado em Jacareí, afirma sindicato

Medida foi tomada por atraso no pagamento de convênio médico e farmácia

coletores_de_lixo_foto_divulgacao_sindicato_dos_condutores

Legenda da foto

Nome do fotógrafo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atualização: A reportagem não havia procurado a Prefeitura, que às 16h30, enviou uma nota informando que notificou a empresa e que a mesma regularizou o pagamento do convênio médico dos funcionários no início desta tarde. Ainda de acordo com a Administração, a Ambiental informou que os serviços de coleta deverão ser retomados ainda na noite desta quarta-feira.

A coleta de lixo está suspensa desde as 06h desta quarta-feira (30), em Jacareí, de acordo com o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba.  A decisão, segundo a categoria, é decorrente de benefícios como convênio médico e farmácia, que não teriam sido pagos pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda. A paralisação é por tempo indeterminado.

Uma assembleia foi realizada no início da manhã desta terça-feira em frente à portaria da empresa com cerca de 150 trabalhadores. Conforme informa o sindicato, os coletores só irão retomar os serviços após o pagamento dos benefícios acima citados.

“Não é de hoje que a empresa deixa de pagar benefícios que são direito dos trabalhadores. Como nada tem sido feito a respeito decidimos parar e só vamos voltar quando a empresa pagar os trabalhadores”, disse Ronaldo Costa, secretário de organização do Sindicato dos Condutores.

Em setembro deste ano, os coletores fizeram greve por atraso de salários. Após a suspensão do serviço, vereadores de Jacareí abriram uma CPI (Comissão Parlamente de Inquérito) para investigar possíveis irregularidades em relação à Ambiental.

Leia MaisÔnibus com 6 passageiros pega fogo em rodovia em São SebastiãoMulher é sequestrada durante segundo encontro e mantida em casa em S.JoséTransexual é agredida em Taubaté e autor pode responder por homofobia

Segundo o presidente da CPI, vereador Luis Flávio (PT), além do atraso no pagamento a comissão apura também denúncias de atraso do FGTS e pagamento de férias.

“No mês passado fizemos uma vistoria na Ambiental com o objetivo de coletar documentos do fundo de garantia dos trabalhadores. Como a empresa não retornou no tempo estipulado, ingressamos com uma ação e no transcorrer do processo ela entregou os documentos, que agora serão analisados”, informou.

A reportagem procurou a Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, mas até esta publicação não havia obtido nenhum retorno. Já a Prefeitura de Jacareí informou que o pagamento já foi regularizado, conforme a nota abaixo: 

"A Prefeitura de Jacareí informa que os funcionários da concessionária Ambiental (responsável pela coleta de lixo no município) entraram em greve na manhã desta quarta-feira (30). A administração municipal notificou a empresa que regularizou o pagamento do convênio médico dos funcionários no início desta tarde. Segundo a Ambiental, os serviços de coleta deverão ser retomados ainda nesta noite."

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.