Embraer pretende reduzir as despesas em cerca de US$ 200 milhões por ano
Flavio Pereira/Meon
Três sindicatos paulistas ligados aos Engenheiros, Secretários e Secretários e Técnicos de Nível Médio, aprovaram o PDV (Plano de Demissões Voluntárias) proposto pela Embraer, nesta semana. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos criticou a posição das entidades e afirmou que não há representatividade dos sindicatos. De acordo com a empresa, os sindicatos representam 50% dos empregados.
Hebert Claros, do sindicato de São José
Flavio Pereira/Meon
Segundo a Embraer, os sindicatos aprovaram a proposta que inclui a redução de gastos na empresa. A medida, motivada pela crise, faz parte de ações que a fabricante de aeronaves pretender adotar para reduzir as despesas em cerca de US$ 200 milhões ao ano.
O vice-presidente licenciado do sindicato, Herbert Claros, diz que o acordo com a empresa representa o consenso do sindicato em relação às demissões. "É um grande erro o que esses sindicatos estão fazendo. A questão do PDV é uma prerrogativa da empresa e não precisa de acordo. Isso representa que esses sindicatos estão de acordo com as demissões. Repudiamos esse tipo de decisão, até porque aceitar o acordo é também aceitar as demissões na Embraer", afirmou.
A empresa acrescentou que o acordo simboliza o diálogo entre as partes. "Embora a apresentação do PDV seja prerrogativa da Embraer e a decisão pela adesão dos empregados seja voluntária, a assinatura evidencia o diálogo e simboliza o entendimento pelas entidades da conjuntura atual e do momento de decisões importantes pelo qual passa a empresa. A Embraer optou por oferecer o PDV visando o menor impacto aos funcionários, dando-lhes a oportunidade de decisão e um pacote de incentivos para aqueles que julgarem o momento propício a novos desafios profissionais ou pessoais", informa a nota.
Números
A empresa possui cerca de 13 mil empregados na unidade de São José dos Campos. Sobre a adesão dos trabalhadores ao plano de demissões, o sindicato informou que ainda não há um balanço sobre as adesões.
Audiência
Uma audiência pública será realizada na Câmara de São José, nesta sexta (26), para discutir as demissões na Embraer. O debate será realizado às 18h, a pedido do Sindicato dos Metalúrgicos. Segundo o sindicato, o prefeito Carlinhos Almeida e a direção da empresa foram convidados.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.