Por João Pedro Teles Em RMVale

Sindicato marca protesto contra aumento para secretários de São José

Proposta de reajuste de 19% tramita na Câmara Municipal

camara_1

Aumento foi proposto na primeira sessão de 2018

Arquivo/Meon

O Sindicato dos Servidores de São José promete uma manifestação na sessão de Câmara da próxima quinta-feira (8) contra a proposta de aumento de 19% aos secretários do executivo. O projeto de lei entrou em pauta na última quinta (1).

A razão para o descontentamento do sindicato é a disparidade do aumento proposto aos secretários e o gatilho aprovado aos servidores, de 5%. A intenção é pressionar os vereadores a barrarem o projeto.

De acordo com o presidente do sindicato, Donizetti Aparecido de Sousa, o Zetão, o pedido da câmara surpreendeu a classe.

“Ficamos surpresos porque o governo alega não ter recursos para solicitações que temos feito há muito tempo. Agora, para oferecer quase 20% de aumento para os secretários aí tem dinheiro? O servidor está ficando para trás nesta administração. Estamos chamando a sociedade e os trabalhadores para se reunirem na câmara e buscar um diálogo com os vereadores”, afirma.

O projeto de lei que pretende fixar em R$ 13.369,32 o salário dos secretários foi colocado na pauta da última quinta-feira, durante a primeira sessão do ano. A bancada de oposição pediu prazo de emenda para que o projeto fosse analisado.

Nas comissões de Justiça, Redação e Direitos Humanos; e de Economia, Finanças e Orçamento, o parecer foi favorável.

Leia MaisTaubaté divulga alerta de vacinação para moradores do Areão ao BarreiroFCCR abre inscrições para seleção de 63 novas vozes para o Coro JovemHomem que estava desaparecido é encontrado morto em Caçapava

Presidente da comissão de Justiça, o vereador Lino Bispo (PR), se posicionou contrário ao aumento de 19% aos secretários. De acordo com ele, os valores não condizem com a realidade financeira da prefeitura. Entretanto, o presidente só vota no caso de empate, o que não houve na comissão que preside.

“O momento é muito difícil para você conceder esse percentual, não é oportuno. Já me manifestei ontem (quinta) que não estava tranquilo para dar um voto favorável. Precisamos discutir mais, não é de afogadilho que vamos fazer essas coisas”, afirma.

Oposição

Para o vereador Wagner Balieiro (PT), o gatilho para os secretários deveria ser o mesmo aplicado aos servidores. Ele afirma que o momento da cidade não condiz com o aumento sugerido pelo Executivo.

“O povo não consegue entender porque o servidor tem 5% de aumento enquanto os secretários vão ganhar 19%. Não condiz com a situação de dificuldade financeira que a prefeitura sempre coloca pra gente. É uma atitude simbólica que impacta de maneira negativa o argumento da prefeitura”, afirma

Prefeitura

Por meio de nota, a prefeitura, que enviou o projeto à câmara, justifica o aumento. Confira na íntegra.

“O projeto de lei que fixa os subsídios dos agentes políticos do Poder Executivo faz a correção inflacionária do período de junho de 2015, quando ocorreu o último reajuste, a janeiro de 2018. O projeto ainda tramita na Câmara de São José dos Campos.”

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.