A Prefeitura de São José dos Campos vai adotar mais uma medida sustentável na gestão do aterro sanitário. A Urbam (Urbanizadora Municipal) publicou nesta quarta-feira (10) o edital de licitação para implantação, operação e manutenção de uma unidade de tratamento de chorume — líquido escuro resultante da decomposição dos resíduos sólidos.
👉 Receba as principais notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
O contrato terá duração de 20 anos e a previsão é que a unidade entre em operação no fim do primeiro semestre de 2026. A abertura do edital está marcada para 17 de novembro.
Com a tecnologia, o chorume será convertido em água de reuso, além de gerar lodo (não perigoso) e fertilizante. Atualmente, o aterro de São José produz em média 235 m³ de chorume por dia, que é direcionado para lagoas de armazenamento por meio de sistema interno de drenagem.
Segundo a administração, a iniciativa permitirá reduzir em até 40% as despesas com coleta, transporte e destinação do chorume. Também haverá economia na compra de água para irrigação de áreas verdes públicas, lavagem de vias e manutenção do próprio aterro.
O aterro sanitário de São José já acumula cinco notas máximas da Cetesb, sendo quatro consecutivas, pelo manejo adequado dos resíduos. O novo projeto se soma a outras ações de sustentabilidade, como a transformação do biogás em energia elétrica, prática que há mais de um ano abastece o equivalente a 30% dos prédios públicos da cidade.
Mbappé critica mundo do futebol e alerta sobre carreira
Jogador afirma que não recomendaria a carreira a um filho
Príncipe Harry visita rei Charles pela primeira vez em 19 meses
Encontro discreto em Londres marca possível reaproximação familiar
VI Congresso INVOZ de Educação está com inscrições abertas
Premiação acontece entre os dias 21 e 24 de maio
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.