RMVale

SJC: CSI prende quatro procurados pela justiça

Prisão aconteceu graças ao reconhecimento facial

Escrito por Meon

25 SET 2025 - 16H00

Claudio Vieira/PMSJC

A tecnologia de reconhecimento facial do Centro de Segurança e Inteligência (CSI) de São José dos Campos foi determinante neste mês de setembro para a captura de quatro indivíduos procurados pela Justiça. Os mandados de prisão estavam relacionados a crimes de estupro, furto e inadimplência de pensão alimentícia.

Ocorrências de setembro

No dia 5, as câmeras identificaram um homem procurado por furto no bairro Santa Cruz. O sistema acompanhou o deslocamento do suspeito até a Praça Olímpio Catão, no centro, onde ele foi abordado e preso.

No dia 11, outro procurado, desta vez por pensão alimentícia, foi localizado próximo à UPA de Eugênio de Melo. A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou a prisão no local.

Já em 13 de setembro, duas ocorrências foram registradas. No Terminal Rodoviário Central, um homem também procurado por pensão alimentícia foi identificado e detido pela GCM. Horas depois, as câmeras flagraram um suspeito de estupro atravessando a faixa de pedestres perto da Rodoviária Velha. Ele foi abordado pela Polícia Militar, que confirmou o mandado de prisão em aberto.

Tecnologia e segurança

Inaugurado em 2021, o CSI transformou a estratégia de segurança em São José dos Campos, com o uso integrado de câmeras de reconhecimento facial e de leitura automática de placas de veículos.

O sistema começou com 1.000 câmeras, chegou a 1.186 em 2022 e deve alcançar 1.691 câmeras inteligentes até o fim de 2025, cobrindo pontos estratégicos da cidade e permitindo monitoramento em tempo real.

Balanço do CSI

Desde a inauguração, os números consolidam São José como referência nacional em segurança pública tecnológica:

3.552 ocorrências atendidas

1.657 pessoas detidas

794 veículos recuperados

359 procurados capturados

Com tecnologia de ponta, integração das forças policiais e resposta rápida, a cidade vem fortalecendo sua imagem como modelo de segurança pública inteligente e eficiente.

Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.