Moradores de baixa renda podem contar com assistência técnica gratuita para aquisição do projeto de engenharia e construção de moradia por meio do programa Planta Popular. O serviço é fornecido pela Prefeitura de São José dos Campos e atende também os casos de regularização e ampliação da residência.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A iniciativa disponibiliza um profissional – arquiteto ou engenheiro civil –, que assume a responsabilidade técnica pelo projeto e aprovação da obra. Assim, o cidadão não precisa arcar com esses custos. Outro benefício é a isenção das taxas municipais referentes à construção, como o habite-se.
Foi o que aconteceu com Sarah Cerqueira Furtado, moradora do bairro Setparque, na região leste da cidade, que procurou a equipe para obter o projeto aprovado e construir a própria casa. A munícipe teve todo o suporte necessário desde o início do processo.
“Eu fui até a Prefeitura e me informei, daí me orientaram sobre todos os documentos necessários e dei entrada na planta popular”, conta Sarah. “Fui muito bem atendida, tanto na parte administrativa quanto pelo engenheiro, que foi até o terreno, orientou sobre a planta, explicou tudo", completou.
Perfil e requisitos
Para ser contemplado, o interessado precisa cumprir nos seguintes requisitos. É necessário ter apenas um imóvel em todo o território nacional, possuir renda familiar até 3 salários mínimos e não ter sido beneficiado por outro tipo de programa habitacional.
Os projetos arquitetônicos fornecidos são para imóvel residencial térreo com área construída até 70 metros quadrados, incluindo-se a parte já existente no caso de ampliação. Quando se tratar de regularização de edificação, o imóvel precisa estar em boas condições de habitabilidade.
Sarah ressalta que um dos pontos mais importantes foi poder poupar dinheiro para outras despesas. “Se você cumpre os requisitos e se enquadra no perfil, economiza bastante em questão de engenharia. Foi por isso que procurei a planta popular para a parte da construção mesmo.”
Balanço e novidades
De 2021 a 2024, foram entregues 85 projetos: 74 de construção e 11 de regularização, sendo 4 também de ampliação. Neste ano foram abertos 17 processos, dos quais 6 foram atendidos, 1 indeferido e os demais estão em andamento.
Além da elaboração de plantas populares, o programa ampliou o campo de atuação. Agora, inclui assistência técnica para financiamento habitacional pela Caixa e orientações para mitigação de riscos em residências localizadas em áreas vulneráveis.
Mais informações:
3947-8161
plantapopular@sjc.sp.gov.br
Influenciador conservador dos EUA, Charlie Kirk, é assassinado
Fundador da Turning Point USA foi morto a tiros durante evento em universidade de Utah
Nasa encontra evidências de vida antiga em Marte
Rover Perseverance encontrou rocha com sinais inéditos
Curiosidades sobre roupas usadas em momentos históricos marcantes
Peças as vezes são símbolos carregados de significado
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.