Entre janeiro e julho deste ano, a Sabesp registrou 268 furtos de hidrômetros em São José dos Campos. O crime, motivado principalmente pelo comércio clandestino de metais como o cobre, além de causar prejuízos, pode provocar vazamentos e comprometer o abastecimento de água em diversas regiões da cidade.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Para enfrentar o problema, o Projeto de Lei 407/2025, de autoria do vereador Renato Santiago (União), propõe uma ação integrada entre a Prefeitura, Sabesp, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, com reuniões periódicas entre os órgãos e estabelecimentos envolvidos.
Entre as medidas previstas estão:
Instalação de dispositivos de proteção, como a Unidade de Medição de Água (UMA), que mantém o hidrômetro dentro de uma caixa;
Campanhas de conscientização para que moradores registrem boletins de ocorrência e comuniquem a Sabesp;
Reforço no policiamento preventivo nas áreas com maior número de furtos;
Fiscalização rigorosa de ferros-velhos e pontos de revenda de metais, conforme a lei municipal 10.624/2022.
Essa legislação proíbe o recebimento, armazenamento e comercialização de hidrômetros, fios de cobre, bueiros, ralos, semáforos e placas de origem desconhecida, além de exigir o controle detalhado de estoque e destinação do material.
Segundo o autor do projeto, a integração das ações é essencial para desarticular a cadeia criminosa. “A série de furtos de 29 unidades em duas madrugadas de julho demonstra a urgência da adoção de medidas organizadas de prevenção e repressão. Integrar os mecanismos da lei com Sabesp, forças de segurança e fiscalização de sucatas possibilitará combater a receptação de produtos furtados de maneira mais eficaz e menos fragmentada”, afirmou Renato Santiago.
A proposta já recebeu parecer favorável das comissões de Economia e Justiça da Câmara Municipal e está pronta para entrar na pauta de votação, ainda sem data definida.
Pinda recebe Festival do Torresmo e chopp artesanal
Evento acontece neste sábado (4) e domingo (5); entrada gratuita
São José reduz 70% do índice de criminalidade
Programa São José Unida completa 9 anos com bons números
Metanol: Brasil tem mais de 100 casos suspeitos de intoxicação
Cindo estados e o DF foram afetados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.