Carlos Cesar Moretzsohn Rocha foi condenado por participação em atos que atacaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no início de 2023
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o engenheiro Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, natural de São José dos Campos e formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a 7 anos e 6 meses de prisão em regime semiaberto por envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
A decisão foi tomada nesta terça-feira (21) e considerou Rocha culpado pelos crimes de organização criminosa armada e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, conforme o voto do relator ministro Alexandre de Moraes.
Segundo o STF, o engenheiro participou de ações que atentaram contra as instituições democráticas do país. Além da pena de prisão, a Corte também aplicou multa e restrições de direitos políticos e civis, como proibição de ocupar cargos públicos durante o cumprimento da sentença.
Durante o julgamento, Alexandre de Moraes classificou o grupo julgado como parte de uma “milícia digital covarde”, afirmando que “é falácia dizer que atacar a Justiça Eleitoral e a democracia é liberdade de expressão — isso é crime”, declarou o ministro.
👉 ✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
A decisão faz parte da série de julgamentos conduzidos pelo Supremo contra os réus acusados de participação nos atos de vandalismo e invasão das sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, em 8 de janeiro de 2023.
Ciclomotores terão que ter placa e habilitação até o fim de 2025
Mudança busca reduzir acidentes e desordem nas ruas
SJC: Projeto de lei propõe atendimento adaptado para moradores analfabetos
Proposta do vereador Roberto do Eleven (PSD) ainda não tem data para votação
Muralha Paulista alcança 38 mil câmeras públicas e privadas
Programa conecta câmeras de todo o estado e garante proteção de dados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.