Por Meon Em RMVale

Taubaté debate volta dos rodeios em audiência pública nesta quinta-feira

Proposta será discutida na Câmara a partir das 18h30

cmt2

Audiência pública vai debater projeto de lei que libera rodeios em Taubaté

Arquivo/Meon

A Câmara de Taubaté vai realizar uma audiência pública para debater o projeto de lei que prevê a liberação de rodeios na cidade nesta quinta-feira (22), a partir das 18h30. A sessão foi solicitada pelo vereador Douglas Carbonne (PCdoB), que é contrário ao
projeto.

A proposta foi apresentada em novembro de 2017 pelo vereador suplente Fião Madrid (PSDB). Segundo ele, os rodeios poderiam aquecer a economia da cidade.

Leia MaisEscolas do Trabalho de Taubaté oferecem 76 vagas remanescentesTaubaté têm aumento de cerca de 550 postos de trabalhos na indústriaCom baixa cobertura, Taubaté amplia vacinação contra a febre amarela

“O rodeio de Barretos supre toda a necessidade financeira do hospital de câncer de Barretos, e Taubaté também vai poder ter a renda revertida para o Hospital Universitário. Gostaria que as ONG's de proteção aos animais acompanhassem o trabalhos e vissem que não há nenhum maltrato”,  disse.

Para os parlamentares favoráveis ao projeto, o taubateano Alisson de Souza,  atual campeão nacional de rodeios, seria um dos principais pontos de motivação para retomada dos rodeios na cidade. “Pela lei federal 10.220,  todo peão é considerado atleta profissional e a lei também prevê que todos têm direito a trabalhar. O Alisson de Souza, que é campeão nacional, fica impedido de poder trabalhar em sua própria cidade e isto é inconstitucional”, disse Madrid.

Contrário

Já Carbone diz que é preciso levar em consideração que Taubaté não é voltada para rodeio. "No último Rodeio da Apae que teve na cidade um peão morreu. Lagoinha, que tem um histórico com rodeios, não está mais promovendo os eventos porque não tem tido retorno financeiro. Então, dizer que aprovar a lei vai trazer benefícios financeiros a Taubaté é prego na areia, não se sustenta”, afirma o vereador.

Barretos supre toda a necessidade financeira do hospital de câncer e Taubaté também vai poder ter a renda revertida para o Hospital Universitário"

Fião Madrid (PSDB)Vereador suplente

fiao_madrid

Não existe dizer que os animais não vão ser maltratados, pois quando você expõe o boi em uma arena já está maltratando"

Douglas Carbone (PCdoB)Vereador

douglas_carbone

Outro ponto debatido pelos vereadores que são contra o projeto de lei é que os animais sofrem maus-tratos nos eventos. “Não existe dizer que os animais não vão ser maltratados, pois quando você expõe o boi em uma arena já está maltratando. Para a assembleia chamamos uma veterinária, especialista em bem estar animal, que vai esclarecer os sofrimentos dos animais quando colocados nessa posição”, afirmou Carbone.

Na audiência serão ouvidos especialistas favoráveis e contrários ao rodeio na cidade. A população vai poder se manifestar por meio da Tribuna Livre.

Além de Madrid, assinam o projeto de lei os vereadores Bilili de Angelis (PSDB), Boanerge dos Santos (PTB), Gorete Toledo (DEM), Jessé Silva (SD), Graça (PSD), Noilton Ramos (PPS) e Digão (PSDB). Após a apresentação, Graça pediu para o seu nome ser retirado, alegando que assinou o documento sem saber o teor da proposta. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.