Debate da TV Band Vale com os candidatos de Taubaté à prefeitura
Marcus Alvarenga/Meon
Os candidatos à Prefeitura de Taubaté foram recepcionados pelos seus eleitores com muita festa na noite desta quinta-feira (1º). A porta da sede da TV Band Vale em Taubaté ficou tomada por apoiadores partidários com bandeiras e cantando músicas ao som de uma bateria de escola de samba. A noite de debate prometia um confronto esclarecedor para os eleitores de Taubaté, e não decepcionou aqueles que, do lado de fora da emissora, acompanharam tudo pelo telão.
Neste primeiro debate entre os candidatos de Taubaté promovido pelo Grupo Bandeirantes e transmitido em tempo real pelo Portal Meon, do Grupo Meon de Comunicação, estiveram presentes os candidatos Donizete Lousada (PSDC), Isaac do Carmo (PT), José Saud (PMDB), Ortiz Júnior (PSDB), Pollyana Gama (PPS), Silvio Prado (PSOL) e Vera Saba (PMB).
Os temas variados abordados durante o debate contribuíram para que os taubateanos pudessem conhecer melhor os candidatos ao Palácio Bom Conselho. A pergunta de um telespectador dizia respeito ao trânsito e a construção de um viaduto sobre a Via Dutra, e já apimentou o debate logo no primeiro bloco. Seguiram-se as críticas aos contratos da Prefeitura de Taubaté para o transporte coletivo da cidade, a coleta de lixo, a falta de coleta seletiva, a queda na arrecadação da cidade.
O desemprego e as políticas de atração de empresas e desenvolvimento econômico entraram na paut. Todos os candidatos apresentaram propostas semelhantes neste quesito, em especial anunciando investimento em cultura, economia criativa e turismo.
Todos contra Ortiz
Inevitáveis foram os ataques diretos ao candidato Ortiz Jr (PSDB) referindo-se a ele como ex-prefeito ou prefeito cassado. Todos os candidatos alfinetaram o tucano. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu, em julgamento retomado na noite 1º de agosto, manter a cassação dos mandatos de Ortiz e de seu vice-prefeito, Edson Oliveira (PSD).
Mas as afirmações que geraram direito de resposta ao candidato tucano foram as acusações de Silvio Prado (PSOL) que citou o escândalo da "PPP do Lixo", alegando que havia notícias de que Ortiz teria recebido "propina para facilitar o trabalho".
Vera Saba do PMB, disse que o prefeito foi cassado em três instâncias por corrupção no caso Fundeb.
Ortiz utilizou o direito de resposta para defender a parceria público privada (PPP) e negou ter sido acusado de corrupção. O tucano usou seu tempo para falar sobre suas realizações nos três anos e meio de mandato como prefeito de Taubaté.
Cassação
O processo de cassação do Prefeito Ortiz Júnior começou com suspeita de abuso de poder político e econômico durante a campanha de 2012. Júnior é acusado de um suposto desvio de verba da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), para o custeio da campanha, no período em presidiu a entidade, entre os anos de 2011 e 2013.
A penalidade atingiu também o vice-prefeito Edson Oliveira. Porém, ambos se mantiveram no cargo por meio de liminar e alegaram não haver provas de que utilizaram recurso ilícito nas eleições.
Debate
Candidatos de mais quatro cidades ainda passarão pela TV Band Vale para os debates. Na próxima quinta-feira 8 de setembro, os candidatos de Jacareí, e no dia 15 de setembro os de Pindamonhangaba. As cidades do Litoral Norte ficam para os dias 22 de setembro, Caraguá e 29 de setembro, Ilhabela.
Quer saber tudo sobre as cidades da região? Mande um WhatsApp para o número (12) 98218-4888 e passe a receber as principais notícias e informações da região no seu celular através do aplicativo.
Faça parte do grupo Meon, fique bem informado e convide seus amigos para participar também!
Informação de qualidade a um clique de distância.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.