Por Meon Em RMVale

Travessia São Sebastião-Ilhabela ganha catamarã para pedestres

Sistema lançado nesta quarta, entra em operação até o final desta semana

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Sistema entra em operação ainda nesta semana

Foto: Governo do Estado de São Paulo

A Dersa lançou nesta quarta-feira (16), em São Sebastião, o primeiro catamarã que vai operar no transporte de pedestres na travessia São Sebastião-Ilhabela.  O sistema deve entrar em operação até o final deste semana e durante quatro meses será gratuito.

O secretário de Logistíca e Transporte do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado, esteve em São Sebastião para vistoria da embarcação, que se estiver em condições técnicas, o veículo começa a funcionar já nesta semana.

"Hoje será o primeiro teste operacional e se tiver em condições, se estiver seguro, no máximo em dois dias o serviço poderá entrar em operação.Vamos seguir as exigências da marinha", afirma João Octaviano.

De acordo com o secretário, o serviço será gratuito nessa fase de testes e afirmou que na tarde desta quarta-feira, terá uma reunião com os prefeitos das cidades para discutir futuros valores de tarifa.

“Vou encontrar com os prefeitos hoje. Depende da questão das duas cidades, da relação entre morador e turista. Mas provavelmente moradores e turistas terão tarifas diferentes. O serviço vai estar em teste nos próximos quatro meses e durante esse tempo, nenhuma tarifa vai ser cobrada”, conta.

Um catamarã vai ser colocado à disposição da população, mas de acordo com o secretário, já está sendo estudada a vinda de mais dois veículos para o Litoral Norte. A embarcação tem capacidade de 370 passageiros e a travessia até a Ilha vai durar em média 12 minutos.

“A nossa preocupação é dar uma travessia segura e rápida. Queremos que seja no máximo 10 a 12 minutos, vamos analisar dentro do teste operacional”, afirma o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, o sistema de balsas terá um impacto positivo com a chegada dos catamarãs.

"Com os catamarãs, vai haver uma melhora, um ganho de até 30% na capacidade de veículos das balsas. Além disso, a utilização das lanchas garantirá mais conforto, segurança e agilidade aos passageiros que utilizam o serviço a pé", afirma ele. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.