Por Samuel Strazzer Em RMVale Atualizada em 17 JUN 2020 - 17H31

Três perguntas e três respostas sobre São José: pré-candidata Renata Paiva (PSD)

“Nossas principais propostas serão apresentadas oportunamente no plano de governo do partido”, afirma Renata Paiva

Reprodução/Facebook/Renata Paiva
Reprodução/Facebook/Renata Paiva
Renata Paiva (PSD), pré-candidata à prefeitura de São José dos Campos


Há quatro meses das eleições municipais e, até o momento, sem previsão para adiamentos, o Portal Meon procurou os pré-candidatos às prefeituras para iniciar a primeira bateria de entrevistas.

Nesta matéria, você confere a entrevista realizada com Renata Paiva (PSD), pré-candidata à prefeitura de São José dos Campos.

Como avalia São José dos Campos? A cidade tem grandes problemas? A cidade usa bem os seus recursos (tecnológicos, de produção, de localização, pesquisa, turismo, lazer, bem estar)?

São José dos Campos é uma terra de esperança, de povo criativo, empreendedor e acolhedor.

Sim, a cidade tem grandes problemas. Não há planejamento a longo prazo. As soluções apresentadas são sempre imediatistas. Sem dúvida, o maior deles é o desenvolvimento de políticas públicas que gerem oportunidades para investimentos e que promovam a geração de emprego e renda, principalmente o primeiro emprego. A mobilidade urbana é um outro entrave e os gargalos ainda são muitos, como por exemplo, bairros e regiões com apenas uma via de acesso ao o restante da cidade, as ciclovias não são suficientes e não interligam os bairros em sua totalidade. No âmbito educacional, ainda não conseguimos atingir o ensino integral nas escolas de ensino fundamental. Não há vagas em grande escala para cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos destinados aos jovens que sigam as tendências do mercado de trabalho. As políticas sociais também precisam de um olhar mais humano e de uma real inclusão.

Apesar da vocação tecnológica, ainda estamos longe da cidade inteligente que otimiza os recursos e aprimora os serviços. Ainda vemos, por exemplo, procedimentos médicos serem tramitados via malote. Ainda há trâmites burocráticos que “travam” a abertura de empresas e novos modelos de negócios.

Temos uma excelente localização no principal eixo econômico do país. O potencial da cidade poderia ser mais explorado na busca de matrizes econômicas e de turismo de negócios e rural. Os espaços públicos têm por vocação o uso coletivo e é necessário criar condições para que as pessoas utilizem melhor as áreas de lazer e se apropriem desses espaços, pois além de promover a saúde e o bem-estar, ajuda a conter o aumento da criminalidade e o consumo de drogas, por exemplo.

O que precisa ser desenvolvido mais urgentemente na cidade? Quais suas principais propostas?

O PSD acredita que a política pública para geração de emprego e renda é fundamental, pois a partir daí, outros temas também se desenvolvem, como a arrecadação e, consequentemente, o investimento na educação e na saúde básica como prevenção e não apenas ao atendimento de problemas de urgência e emergência. Nossas principais propostas serão apresentadas oportunamente no plano de governo do partido.

Como avalia a administração pública no enfrentamento à pandemia Covid-19 na esfera municipal, estadual e federal? Acredita que os governos (Federal e Estadual) tomaram atitudes efetivamente positivas para a contenção dos impactos da pandemia (tanto na esfera da saúde, econômica e de educação)?

O enfretamento precisa ser tratado primeiramente com respeito ao cidadão. Acreditamos que é necessário conhecer todos os impactos que a doença está trazendo às pessoas. Estamos vendo o número de desempregados crescer assustadoramente, empresas encerrarem suas atividades, famílias passando por diversos tipos de privações.

O cidadão merece ter acesso às informações reais dos fatos e números. Os dados sobre recursos recebidos, onde e como estão sendo aplicados deveriam ser simplificados para que todos tivessem acesso às informações. Com transparência e diálogo é muito mais fácil as pessoas entenderem a complexidade do problema e ajudarem neste enfrentamento. Com tantas diretrizes diferentes entre as esferas, cria-se incertezas nas pessoas, dificulta tomada de decisões e implementação de planos de ação para contenção do vírus e retomada de economia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samuel Strazzer, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.