Por Meon Em RMVale

Universidade Anhembi Morumbi tem planos de expansão para o câmpus de São José

Em entrevista ao Meon, CEO da rede fala sobre propostas para a unidade recém-inaugurada

o COO Global da rede, Ricardo Berckemeyer, durante visita à Faculdade de Medicina da Anhembi Morumbi em São José

COO e presidente da Laureate Education,  Ricardo Berckemeyer, na Faculdade de Medicina da Anhembi Morumbi em São José

Pedro Ivo Prates/Meon



 

Implantar mais seis cursos na área da saúde e ampliar o câmpus para instalação de outras faculdades são algumas das propostas para o futuro da Universidade Anhembi Morumbi em São José dos Campos.  Os planos foram revelados ao Meon por José Roberto Marmo Loureiro, CEO da Laureate Brasil, rede internacional de universidades a qual está integrada a Anhembi Morumbi.

Nesta quarta-feira (22), Loureiro e Ricardo Berckemeyer, presidente e COO global da Laureate Education, visitaram as instalações da recém-inaugurada Faculdade de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi em São José dos Campos. As aulas no novo câmpus começaram na segunda-feira (20) com a primeira turma formada por 100 estudantes.

“Estamos localizados em uma área total de 5.300 m². Por isso, a intenção é implementar uma escola de saúde completa, com padrão internacional e inovador de ensino característico da Universidade. Em um primeiro momento, a ideia é iniciar com a graduação de Medicina e, depois, implantar outros cursos da área da saúde, de acordo com a regulação vigente, o que nos permitirá também expandir para diferentes áreas do conhecimento, bem como especializações, mestrados e doutorados”, disse Loureiro.

Ele ressalta, no entanto, que a criação dos futuros cursos ainda depende de aprovação do Ministério da Educação, por isso não é possível estabelecer prazos. Com relação às outras áreas, ele disse que a definição dependerá ainda de uma pesquisa de mercado, mas provavelmente nas áreas de negócios e administração, que apontam uma demanda crescente.

José Roberto Marmo Loureiro, CEO da Laureate Brasil,e o COO Global da rede, Ricardo Berckemeyer

À esq, Ricardo Berckemeyer, COO global e presidente da Laureate Education; à dir.,  José Roberto Loureiro , CEO da Laureate Brasil

Pedro Ivo Prates/Meon



Tecnologia e aprendizagem ativa

Dois fatores saltam aos olhos ao primeiro contato com a Faculdade de Medicina da Anhembi Morumbi em São José dos Campos: a tecnologia presente em todos os laboratórios e a metodologia ativa, que coloca os alunos em contato com pacientes da rede pública de saúde.

“Inovadora em seu conceito, a graduação oferece uma proposta com diretrizes internacionais que tem como base a integração curricular, sendo que a articulação entre a teoria e prática acontece no contato com o paciente desde o primeiro ano do curso”, afirma Loureiro.

Loureiro não revelou o investimento da rede Laureate no câmpus da Anhembi Morumbi em São José dos Campos, mas disse que incluindo a também recém-inaugurada Faculdade de Medicina de Piracicaba, os valores chegam a R$ 30 milhões.

“Os investimentos foram centralizados em três grandes frentes: infraestrutura, tecnologia inovadora e contratação de pessoas, o que significa um corpo docente qualificado e colaboradores capacitados para atender a demanda local. Em virtude da nossa política interna e devido a questões estratégicas, não é possível abrir os valores”, disse.

Ele destacou como grandes diferenciais de infraestrutura da instituição o Laboratório de Estrutura e Função Humana (equipados com modelos anatômicos, computadores, softwares e equipamentos inovadores em escolas médicas, como a mesa de dissecção virtual em três dimensões); os Laboratórios Biomédicos (onde o estudante tem contato com recursos e alta tecnologia para desenvolver atividades práticas voltadas ao aprendizado das ciências da vida); o Laboratório de Habilidades Específicas (para o desenvolvimento de práticas profissionais, facilitando a inserção do aluno no ambiente profissional), e o Centro de Simulação (onde os estudantes podem treinar procedimentos médicos complexos e situações vividas no hospital, sem risco).

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.