RMVale

Vale do Paraíba ultrapassa 300 mortes no trânsito em 2025

Dados do Infosiga mostram aumento de 6%

Escrito por Meon

16 OUT 2025 - 14H39 (Atualizada em 16 OUT 2025 - 14H57)

Rauston Naves/TV Vanguarda

As cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte ultrapassaram a marca de 300 mortes em acidentes de trânsito entre janeiro e setembro de 2025. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (15) pelo Infosiga SP, revela que 301 pessoas perderam a vida nas 39 cidades da região — um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 282 mortes.

São José dos Campos lidera o ranking com 63 mortes, seguido por Taubaté (36) e Pindamonhangaba (31). As cidades com menor número de ocorrências são Areias, Paraibuna, Queluz, Lagoinha, São José do Barreiro e Jambeiro, todas com um óbito registrado. Seis municípios — entre eles Arapeí, Santa Branca e Santo Antônio do Pinhal — seguem sem registrar acidentes fatais em 2025.

O perfil mais recorrente das vítimas é o de homens jovens entre 20 e 29 anos, representando quase um quarto das mortes. As motocicletas seguem como o meio de transporte mais letal, estando envolvidas em 35% dos acidentes fatais, seguidas pelos automóveis, com 18%.

Somente em setembro, 34 pessoas morreram em acidentes de trânsito na região — um aumento de 3% em relação ao mesmo mês de 2024. Para especialistas, o número reflete não apenas a imprudência, mas também o crescimento da frota e o aumento da circulação nas rodovias que cortam o Vale.

A tendência preocupa autoridades e reforça a necessidade de campanhas permanentes de conscientização e fiscalização, especialmente entre jovens motociclistas, que continuam sendo as maiores vítimas da violência no trânsito.

Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.