RMVale

Vereador amassa convite do Sindicato dos Metalúrgicos e gera discussão em sessão de Câmara em São José

"Não existe nada para se comemorar do trabalho que o Sindicato fez na cidade para espantar empregos e indústrias da cidade”, disse o vereador Thomaz Henrique (NOVO)

Escrito por Gabriel Campoy

09 JUN 2021 - 20H17 (Atualizada em 09 JUN 2021 - 21H31)

Reprodução / Redes Sociais Thomaz Henrique vereador SJC 1 (Reprodução / Redes Sociais)

O vereador Thomaz Henrique (NOVO) causou polêmica, nesta terça-feira (8), ao fazer uma postagem onde amassava e jogava no lixo um convite do SindMetal (Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos) para o lançamento do livro da entidade.

Reprodução / Redes Sociais
Reprodução / Redes Sociais
Thomaz Henrique amassa convite do Sindicato dos Metalúrgicos


Momentos depois, o vereador discursou no plenário da Câmara dos Vereadores de São José dos Campos afirmando que não votaria favorável ao requerimento que parabeniza a entidade pelo lançamento do livro. Segundo ele, “não existe nada para se comemorar do trabalho que o Sindicato fez na cidade para espantar empregos e indústrias da cidade”.

O ato causou revolta e incomodou diversas lideranças de esquerda da cidade. A vereadora Amélia Naomi (PT), líder da oposição, foi uma das que se posicionou.

“É a primeira vez que essa casa tem um representante que vira as costas para o Sindicado. O vereador foi deselegante em amassar o convite e jogá-lo no lixo”, disse a petista.

Ao Portal Meon, a vereadora disse que “a ação de rasgar o convite, além de desrespeitosa, infelizmente demonstra o processo de radicalização e falta de diálogo no qual é vivido, onde quem perde são sempre os trabalhadores”.

Ainda durante a sessão desta terça-feira, Thomaz se defendeu afirmando que, em sua postagem, só teria jogado o papel no lixo. Em uma nova declaração em suas redes sociais depois da discussão na Câmara, o vereador reforçou suas críticas ao sindicato.

"Vereadoras do PT ficaram chateadas com o meu descarte sustentável da carta-convite feita pelo Sindicato dos Metalúrgicos, o maior desempregador da história joseense", disse Thomaz na postagem.

O Portal Meon entrou em contato com o vereador Thomaz Henrique, mas ele não deu novas declarações sobre o caso. 

Candidata à prefeitura de São José dos Campos em 2020 pelo PSOL, a metalúrgica e sindicalista Marina Sassi também falou com a reportagem e lamentou a atitude de Thomaz Henrique.

Divulgação/PSOL
Divulgação/PSOL
Marina Sassi e Wellington Cabral


“É lamentável o desrespeito com o qual o vereador tratou uma entidade dos trabalhadores. A história do Sindicato dos Metalúrgicos se confunde com a história da nossa região. Recentemente estivemos na luta contra as demissões na Embraer, contra o fechamento das terceiras da LG, da Elgin, entre outras. Nunca podemos contar com o apoio dele. Fica nítido que não conhece a realidade dos trabalhadores”, disse Marina.


Presidente do Sindicato lamenta ato, mas afirma estar focado no lançamento do livro

Procurado pelo Meon, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos , Weller Gonçalves, disse lamentar a atitude do vereador, afirmando que a entidade envia convites aos parlamentares de forma ampla, independente da orientação ideológica, mas ressaltou estar, assim como a entidade, focado no lançamento do livro.

“Nosso sindicato enviou o convite para todos os vereadores. Em todas as cerimonias e atividades, nós enviamos convites para todas as representações civis da cidade. Para nós, o lançamento do livro é uma ocasião importante já que conta a história da entidade. A falta de respeito do vereador não foi apenas comigo, e sim com uma categoria que engloba mais de 30 mil metalúrgicos”, disse o presidente da entidade.

Weller também comentou a fala do vereador em que atribui a perca de empregos e saída de indústrias da cidade ao sindicato.

“Nós discordamos totalmente dessa afirmação do vereador. Aliás, todas as fábricas que realizaram demissões em massa, os sindicato esteve perante as mesmas lutando pelos postos de trabalho e cobrando do poder público mesmo sem obter resposta", completou Weller.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.