Acura NSX chegará ao Brasil em 2016 pelas mãos da Honda
AP/Divulgação
O otimismo voltou a imperar na indústria automobilística norte-americana. Nos discursos dos executivos durante as apresentações no Salão de Detroit, que abriu as portas ao público no último sábado (17), não se falou de crise.
A meta de poupar combustível parece agora muito mais uma medida ambiental do que redução de custos. O preço da gasolina caiu cerca de 50% ante o de janeiro de 2014.
Por isso, as estrelas do evento são picaponas, utilitários e dois belos superesportivos. Um deles, aliás, é o Acura NSX, o principal destaque do evento.
O outro é de uma das marcas "da casa". Trata-se da releitura do Ford GT. O carro causou furor na arena onde foi revelado.
Ainda um protótipo, será feito em série a partir de 2016, como deu a entender o presidente da marca, Mark Fields.
A GM fugiu do "gosto americano" e mostrou a segunda geração do elétrico de autonomia estendida Volt. E apresentou o conceito Bolt EV, compacto com autonomia de 320 km.
A FCA, dona da Chrysler, focou no retorno da Alfa Romeo aos EUA, após 20 anos.
Chevrolet Bolt EV
Entre os destaques da GM está o Bolt, carro compacto totalmente elétrico com autonomia de 320 km que deverá custar US$ 30 mil (cerca de R$ 80 mil) nos EUA. A marca também mostrou a segunda geração do híbrido Volt, que traz visual mais elegante e maior autonomia: agora são até 80 km apenas com os dois motores elétrico, ou 675 km se usado também o novo 1.5 a gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h ficou 7% mais rápida.
Mustang Shelby GT350R
Para brigar com o Chevrolet Camaro Z/28, a Ford apresentou uma versão bem agressiva do Mustang Shelby. Batizada de GT350, tem motor 5.2 V8 de mais de 500 cv e torque acima dos 55 mkgf. As rodas de 19" são feitas de fibra de carbono, o que permitiu reduzir o peso total do carro em 6 kg. Sua aerodinâmica também foi retrabalhada graças à adição de um enorme aerofólio e da grande entrada de ar na parte dianteira.
Das asiáticas há carros grandes e a principal estrela da feira, com exceção da Honda, as demais marcas da Ásia usam e abusam de carros grandes (para os padrões brasileiros) em Detroit. É o caso da Toyota, que apresenta a nova geração da picape Tacoma, que tem dimensões próximas à da Hilux.
A Nissan, por sua vez, apresenta a Titan XD, único modelo do segmento nos EUA com motor turbodiesel V8. Com 5 litros, o propulsor gera 310 cv.
A Hyundai mostra o protótipo Santa Cruz, que antecipa como será a primeira picape da marca. O conceito tem motor 2.0 de 190 cv de potência.
Mas a estrela que mais brilha no evento é o NSX, que será oferecido no país pela Acura, divisão de luxo da Honda. O superesportivo tem motores elétricos e um V6 biturbo central traseiro, cuja potência combinada passa dos 550 cv. O câmbio é automático de nove marchas.
A marca mostrou um vídeo do piloto brasileiro Ayrton Senna, que participou do desenvolvimento do carro, guiando um NSX nos anos 80 no Japão.
Toyota Tacoma
A Toyota apresentou a nova geração da Tacoma. Parente da Hilux, a picape tem motores de quatro e seis cilindros, este com mais de 240 cv, além de jeitão "parrudo".
Acura NSX
A nova geração do superesportivo Acura NSX traz motor V6 biturbo associado a três elétricos, além de tração 4x4 e câmbio automatizado de nove marchas e dupla embreagem. Seu desenvolvimento teve a participação da equipe que criou o protótipo do primeiro NSX, nos anos 1990. O carro será lançado nos EUA até o fim do ano e virá ao Brasil em 2016, com o emblema da Honda.
GAC
GS4
Com visual "agressivo" e pitadas de Range Rover Evoque, o crossover compacto é a vedete da chinesa GAC na feira. Terá motores 1.3 e 1.5 com turbo e câmbio robotizado.
Hyundai Santa Cruz
A Hyundai chamou a atenção nos EUA com a picape conceitual Santa Cruz. O modelo é compacto e foi criado para ser uma alternativa a utilitários como a Tacoma (acima) e a Nissan Titan que logo deverá estar nas ruas. Seu motor é 2.0 turbodiesel de 190 cv e 41,5 mkgf, e a tração, nas quatro rodas. No caso do protótipo, a caçamba que pode ser estendida para levar objetos eventuais.
Infiniti Q60
Para quatro pessoas, o cupê tem o mesmo motor 3.0 V6 biturbo do conceito Q80. Plataforma e cabine foram herdados do sedã Q50. A versão definitiva virá em 2016.
Europeus apostam forte nos EUA e levam enxurrada de novidades
Com a volta do otimismo aos EUA, as marcas da Europa apostaram forte em lançamentos no Salão de Detroit.
Da Mercedes-Benz, a estrela é o GLE Coupé, utilitário feito para encarar o BMW X6. Inédito, virá ao Brasil no fim de 2015 e terá dois motores 3.0 V6: biturbo a gasolina e turbodiesel, além de um V8 5.5 biturbo para a opção "apimentada".
Da Audi, destaque para a nova geração do Q7. O jipe ficou 325 quilos mais leve e manteve o motor 3.0 V6 turbo de 333 cv.
A também alemã Volkswagen levou o conceito Cross Coupe GTE. A marca anunciou ainda que fará nos EUA a versão definitiva do CrossBlue, mostrado na feira do ano passado.
A inglesa Bentley confirmou a chegada de seu primeiro utilitário para o fim do ano. O carro se chamará Bentayga e as vendas terão início em 2016.
Os suecos da Volvo revelaram o XC90 R-Design e o S60 Cross Country. Trata-se da versão aventureira do sedã, que teve a suspensão elevada e vários apliques no visual.
As marcas do grupo BMW foram as únicas que não apresentaram grandalhões. Da bávara o destaque foi a reestilização do Série 6 nas versões conversível, Coupe e Gran Coupe.
A britânica Mini, que pertence aos alemães, revelou o Cooper JCW (John Cooper Works). Com motor 2.0 turbo de 230 cv, é o mais forte Mini da história.
GLE63 AMG
O novo jipe é a estrela da marca alemã no Salão. Com motor V8 biturbo de 585 cv e tração nas quatro rodas, tem o BMW X6 como rival.
Volkswagen CC GTE
O conceito Cross Coupe GTE antecipa as linhas do novo utilitário que a marca alemã irá oferecer no mercado norte-americano.
Audi
Q7
O utilitário Q7 reestilizado é o destaque da alemã Audi. A ampla gama tem opções que vão de 217 a 373 cv de potência, incluindo uma versão híbrida. Há novo sistema multimídia, luzes internas de LEDs e o acabamento está mais caprichado.
Alfa Romeo 4C Spider
O pequeno esportivo é o responsável pela volta da Alfa Romeo aos EUA. O conversível começa a ser vendido por lá no meio do ano e logo terá a companhia de outros sete modelos, que serão lançados até 2018, todos importados da Itália. O 4C Spider traz o mesmo trem de força da versão com teto rígido: motor 1.8 de quatro cilindros e 240 cv e câmbio automatizado de seis marchas.
Mini John Cooper Works
Com motor 2.0 turbo quatro-cilindros de 230 cv, a terceira geração do John Cooper Works é o mais potente carro de série feito pela Mini. Pode acelerar de 0 a 100 km/h em meros 6,1 segundos e chegar a 246 km/h. Entre os equipamentos que o tornam diferente das versões "comuns" há bancos esportivos com apoio de cabeça integrado, rodas de 17" e freios da Brembo.
Volvo S60 Cross Country
A sueca resolveu radicalizar e criou uma versão com apelo off-road para o sedã S60. O Cross Country segue a receita das peruas da marca e, além de ganhar apliques na carroceria, teve a suspensão elevada em 6,6 centímetros. O motor é 2.5 turbo de 253 cv.
Mercedes-Benz C350 Hybrid
A fabricante aproveitou a feira para mostrar o C350 Hybrid, seu primeiro Classe C híbrido feito em série. Com potência total de 279 cv, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. E pode rodar até 32 km utilizando apenas o modo 100% elétrico.
Opel/Buick Cascada
Versão para o mercado americano do Opel Cascada, o charmoso conversível é baseado na plataforma do Astra europeu. O motor é 1.6 turbo de 203 cv e o câmbio, automático de seis marchas. A capota rígida pode ser recolhida ao porta-malas em 17 segundos.
Viagem feita a convite da Anfavea e da GM.
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