A Câmara Municipal de São José dos Campos está analisando o Projeto de Lei 656/2025, de autoria do vereador Sérgio Camargo (PL), que determina a divulgação detalhada das remunerações de servidores e colaboradores de todos os órgãos da administração pública direta e indireta do município. A proposta amplia as informações disponíveis nos portais da transparência e busca facilitar a fiscalização por parte da população.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Pelo texto, cada órgão deverá publicar dados como:
Mês de referência da remuneração;
Nome completo e matrícula funcional;
Cargo, emprego ou função e tipo de nomeação ou admissão;
Lotação;
Salário-base;
Adicionais e gratificações;
Descontos;
Salário bruto e líquido.
O projeto lembra que a administração pública indireta inclui autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista vinculadas ao município, que também deverão seguir a norma caso seja aprovada.
Na justificativa, o autor argumenta que, apesar da existência de portais de transparência, algumas informações consideradas essenciais ainda não estão disponíveis para consulta pública.
“Ao disponibilizar dados sobre receitas, despesas, contratos e servidores, o portal de transparência permite que qualquer pessoa fiscalize como o dinheiro público está sendo gasto. Apesar da existência do portal de transparência nos sítios de internet das instituições, determinadas informações permanecem indisponíveis à busca dos cidadãos”, diz Camargo.
O PL está em análise nas Comissões de Justiça e de Economia, que têm prazo até 26 de novembro para emitir parecer. Após essa etapa, o texto pode seguir para votação em plenário.
Parque Capivari recebe prêmio internacional de inovação com projeto Floresta Líquida
Premiação destaca iniciativas que unem tecnologia, sustentabilidade e impacto social em espaços turísticos da América Latina
Escola Estadual Estevam Ferri oferece cursos de idiomas gratuitos em São José
Inscrições até 12 de dezembro; veja como
Receita Federal de SP realiza leilão com eletrônicos e veículos
Propostas vão até 3 de dezembro
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.