Picape feita em São José dos Campos vira papamóvel de Leão XIV no Peru

GM adaptou duas Chevrolet S10 produzidas no Vale do Paraíba em 24 dias; depois da visita, os veículos serão doados à Igreja peruana

Escrito por: Sabine Baumann2 min de leitura
Picape Chevrolet branca adaptada como papamóvel, com cabine transparente na caçamba
Picape Chevrolet branca adaptada como papamóvel, com cabine transparente na caçamba

A picape Chevrolet S10, fabricada na fábrica da General Motors em São José dos Campos, foi transformada em papamóvel e vai levar o papa Leão XIV durante a visita do pontífice ao Peru. A GM preparou duas unidades, concluídas em 24 dias, segundo a montadora.

O projeto foi conduzido pela engenharia brasileira da GM em parceria com a Engesig, empresa especializada na preparação de veículos especiais. A base é a versão High Country da S10, produzida no Vale do Paraíba.

O que mudou na S10 para virar papamóvel

A caçamba ganhou piso plano e uma plataforma com assento para o papa e lugares para dois acompanhantes. A picape recebeu ainda:

  • escada retrátil com acionamento elétrico;
  • corrimãos e estruturas laterais de apoio para a equipe de segurança;
  • cobertura com painéis transparentes, que protege do tempo sem atrapalhar a visão do público;
  • uma abertura no teto para o papa falar diretamente com o motorista.

A parte mecânica é a mesma da picape vendida nas concessionárias: motor 2.8 turbodiesel de 207 cv e 52 kgfm de torque, câmbio automático e tração 4×4 com reduzida.

Quarta vez da GM em visitas papais

De acordo com a GM, esta é a quarta vez que a empresa prepara veículos para visitas de papas na América do Sul. Antes, a montadora adaptou unidades da Chevrolet Traverse para compromissos do papa Francisco na Colômbia e no Peru e uma Chevrolet D-Max para a passagem dele pelo Equador, em 2015.

Depois da visita, os dois papamóveis serão expostos em concessionárias Chevrolet de Lima e, em seguida, doados à Igreja no Peru, que vai decidir como usá-los.

Picapes da região nas viagens de Leão XIV

A viagem de Leão XIV pela América do Sul inclui Argentina, Peru e Uruguai. Em cada país, o pontífice deve usar uma picape diferente: uma Toyota Hilux na Argentina, a S10 feita em São José no Peru e uma Fiat Titano no Uruguai. O papa não tem passagem prevista pelo Brasil nesta viagem.

Com informações de AutoInforme e Vrum.

Foto de destaque: papamóvel feito pela GM sobre uma Chevrolet D-Max para a visita do papa Francisco ao Equador, em 2015 (imagem de arquivo). Agencia de Noticias ANDES/Wikimedia Commons (CC BY-SA 2.0).

Publicado em: