Saúde

Casos de câncer colorretal crescem entre jovens e acendem alerta global

Morte de Preta Gil aos 50 anos reacende debate

Escrito por Meon

21 JUL 2025 - 12H30

Reprodução

A morte da cantora e apresentadora Preta Gil, no último domingo (20), aos 50 anos, por complicações de um câncer colorretal, trouxe à tona um alerta que já preocupa médicos ao redor do mundo: o aumento expressivo desse tipo de câncer em pessoas com menos de 50 anos.

O câncer colorretal, que afeta o intestino grosso e o reto, ainda é mais comum em pessoas mais velhas. No entanto, a incidência entre pacientes jovens tem crescido até 70% nas últimas três décadas, segundo especialistas.

👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

“Assustador”, “preocupante” e “problema global” são alguns dos termos usados por oncologistas para descrever essa tendência, que já levou países como os Estados Unidos a reduzir de 50 para 45 anos a idade recomendada para início da triagem preventiva, como colonoscopias.

No Brasil, dados preliminares indicam o mesmo comportamento. A mudança pode estar relacionada a fatores como dieta ultraprocessada, sedentarismo, obesidade, poluição e alterações na microbiota intestinal, mas ainda não há consenso definitivo sobre as causas exatas.

O presidente da Oncologia D’Or, Paulo Hoff, reforça a urgência de políticas públicas mais agressivas de prevenção: “Esse tumor, quando descoberto no início, tem altíssimas chances de cura. O problema é que os jovens não estão na faixa etária tradicional de rastreio”.

Especialistas alertam para a importância de sintomas como sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal e perda de peso inexplicada, mesmo em pessoas abaixo dos 50 anos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Saúde

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.