Saúde

Ministério da Saúde substitui dose de reforço da poliomielite por vacina injetável

Decisão foi anunciada em setembro

Escrito por Meon

05 NOV 2024 - 21H20 (Atualizada em 05 NOV 2024 - 22H46)

reprodução

A partir desta segunda-feira (4), o Ministério da Saúde do Brasil implementou uma mudança importante no esquema de vacinação contra a poliomielite. As duas doses de reforço com a vacina oral (VOP), popularmente conhecida como "gotinha", serão substituídas por uma única dose da vacina inativada (VIP), que é administrada por injeção.

A decisão foi anunciada em setembro e visa tornar o esquema vacinal ainda mais seguro, com base em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a eficácia das vacinas e recomendações internacionais. A mudança se alinha às práticas adotadas por outros países e busca garantir uma proteção mais robusta contra a poliomielite.

A vacina inativada poliomielite (VIP) tem se mostrado eficaz e segura, sendo uma forma mais controlada de imunização em comparação à versão oral. A substituição faz parte de uma atualização nos protocolos de vacinação, com o objetivo de reforçar a resposta imunológica contra a doença, que foi erradicada no Brasil, mas ainda representa um risco em algumas regiões do mundo.

A alteração no esquema vacinal será aplicada a todas as crianças e adultos que necessitam do reforço, e a aplicação será feita em postos de saúde de todo o país, com o acompanhamento das autoridades sanitárias.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Saúde

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.