Por Meon Em Informe Publicitário

Prática Mindfulness promove atenção plena e melhora o aprendizado de estudantes

Técnica é utilizada na Esfera Escola Internacional em crianças a partir de dois anos de idade e adolescentes do ensino fundamental I e II

Segundo o relatório do PISA (Programa de Avaliação Internacional de Estudantes), os brasileiros ocupam o segundo lugar no ranking dos estudantes que ficam ansiosos para as provas. O levantamento também revelou que, entre os alunos entrevistados, 56% ficam estressados durante os estudos.

 

Para ajudar a diminuir este quadro de tensão dos estudantes e auxiliá-los no seu bem-estar emocional, as instituições de ensino têm utilizado práticas alternativas de concentração e preparo, como a técnica Mindfulness que vem sendo aplicada aos alunos da escola Esfera desde o início de 2018.

 Esfera

Localizada em São José dos Campos, a instituição brasileira, bilíngue e internacional adotou a técnica desde o início da formação dos estudantes, a partir dos dois de idade. Com exercícios sutis e delicados, a meditação trabalha foco, atenção plena e treino para uma permanência no momento presente. O objetivo é inibir a divagação mental, manter a concentração voluntária e viver o que está à frente com consciência, relaxamento corporal e presença. 

 

Isso pode parecer difícil, quando se é adulto, mas é fundamental para a formação do equilíbrio mental dos pequenos que estão, constantemente, eufóricos pelas descobertas do mundo que habitam.  “É um trabalho preventivo para quando as crianças chegarem na alfabetização. Proporcionamos ferramentas para que eles se desenvolvam emocionalmente e aprendam a se autorregular, desde o comecinho da vida. Assim, eles crescem com mais consciência sobre si mesmos e respondem melhor às pressões e desafios futuros”, explica Mara Westin, Orientadora Educacional da escola Esfera.

 

As técnicas, no entanto, variam de acordo com a idade das crianças. Há práticas também para os adolescentes, que estão no Ensino Fundamental II. Nessa fase, com exercícios mais complexos que exigem um raciocínio abstrato e completo, são trabalhados aspectos para escuta atenta, relaxamento, concentração para resolução de problemas, propósito e atenção plena sem julgamento para respostas mais assertivas. Como resultado, os alunos tornam-se mais produtivos e aptos para o aprendizado. 

 Esfera

“Hoje as crianças e jovens já vivenciam um nível de ansiedade bem grande em função do excesso de informações e de estímulos. São muitas coisas acontecendo simultaneamente. Querem tudo imediatamente e não vivenciam o momento presente. O jovem maior vive completamente no futuro”, relata Westin.

 

A capacitação para Mindfulness também se estende para o corpo docente: em 2018, 13 professores da Esfera receberam uma formação de 8 semanas com base na metodologia do curso “Mindfulness Based Stress Reduction”, desenvolvido pelo Dr. Jon Kabat Zinn, médico e pesquisador que idealizou a prática Mindfulness em 1979. 

 

Na escola Esfera, os professores têm autonomia para realizar as técnicas de meditação quando julgarem necessário. Elas podem ser feitas em diferentes momentos, espaços e situações: na sala de aula, em transições de conteúdo ou atividades, no retorno dos horários livres, quando os alunos se mostram muito agitados e inquietos, no caminho para troca de sala, no início das refeições e até na finalização do período de aulas.

 

De acordo com a pesquisa feita pela Fundação David Lynch em escolas de Los Angeles, Chicago e Nova York, a técnica de mindfulness diminuiu em 40% o estresse e aumentou em 25% as notas dos estudantes. A meditação foi introduzida pelo governo da Inglaterra como mais uma disciplina na grade curricular em 370 escolas do país com o objetivo de melhorar a saúde mental das crianças e adolescentes.

 

Os benefícios da técnica percebidos pelo mundo também estão sendo vistos na escola Esfera: “Desde que começamos a adotar a prática Mindfulness, notamos que nossos alunos estão mais calmos, focados e atentos ao que está acontecendo na sala de aula. Eles também estão mais dispostos para aprenderem novos conteúdos, usufruem do tempo com mais eficiência e conseguem coordenar suas emoções”, declara Westin.    

 

A Esfera é a instituição de referência da Sphere, primeira rede de escolas brasileiras, internacionais e bilíngues. Pertencente ao grupo SEB, um dos maiores conjuntos de educação do Brasil, a franquia iniciou neste ano a sua expansão pelo país. O projeto Mindfulness da Esfera será trabalhado em todas as unidades da Sphere, nacionalizando a técnica para as capitais e centros de influência do interior. 

Sobre a Esfera

Fundada em 2004 na cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba Paulista, a Esfera é uma escola de referência no aprendizado de educação bilíngue e internacional. Com turmas de educação infantil até o ensino fundamental II, a instituição valoriza o multiculturalismo, segue o currículo escolar nacional e possui a certificação internacional IB (International Baccalaureate). Pertencente ao Grupo SEB desde 2015, a Esfera originou o desenvolvimento da rede Sphere, única franquia brasileira, internacional e bilíngue. 

 

Informações para a imprensa:

Angela Klinke 

Equipe eComunica E-mail: angela@agenciaecomunica.com.br

(11) 99647-6848

 

Maira Escardorvelli Alcântara

Equipe eComunica

E-mail: maira@agenciaecomunica.com.br

(18) 98107-5172

 

Roberta Vieira 

Equipe eComunica 

E-mail: roberta@agenciaecomunica.com.br

(11) 96955-8536

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Informe Publicitário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.