Por Meon Em RMVale

Câmara de Taubaté abre CPI para investigar ABC Transportes

Legislativo tem 90 dias para apresentar relatório; Guará será o presidente

Câmara Taubaté

Câmara de Taubaté terá CPI para investigar contrato da ABC Transportes

Divulgação/CMT

A Câmara de Taubaté instalou uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os serviços prestados pela ABC Transportes. Em documento assinado por 11 vereadores, o motivo para a abertura da comissão foi o "desrespeito ao contrato de concessão firmado com o município, os atrasos nos horários pré-estabelecidos das linhas de ônibus, a incompatibilidade de horários com o aplicativo CittaMobi e a falta de abrigos de ônibus".

Câmara de Taubaté quer analisar questão do monopólio no transporte público

De acordo com o vereador Guará Filho (PR), que foi quem instaurou a comissão e, portanto, assumirá a presidência da CPI, um dos temas que serão tratados é o monopólio do transporte público na cidade.

"Vamos pedir o contrato entre prefeitura e a ABC para ter a real ideia do tempo desta prestação de serviço. Pelo número de habitantes e de usuários, Taubaté já deveria ter mais uma empresa operando. Vamos analisar outros pontos, como atraso nos horários estabelecidos, idade da frota e acessibilidade. O que encontrarmos de irregularidade vamos levar ao Ministério Público", disse.

A vereadora Vivi da Rádio (PSC), ressalta o alto número de pedidos feito pela Câmara sem que houvesse retorno. "Para se ter uma ideia, entre 2017 e 2018, os vereadores enviaram 46 requerimentos à prefeitura pedindo esclarecimentos ou providências em relação ao serviço da ABC. Mas as correções ou melhorias esperadas por parte da empresa não aconteceram, segundo os usuários", afirmou.

Leia MaisPreço médio do bacalhau em supermercados da RMVAle é de R$ 44CEI do Teatrão ouvirá nesta terça as empresas responsáveis pela obra'Caça ao tesouro' dará 150 ovos de Páscoa em shopping de São José

O presidente da Câmara, Diego Fonseca (PSDB), é quem vai indicar os membros da CPI, que terá 90 dias para apresentar o relatório. Como o pedido foi assinado por 11 vereadores, não há necessidade de aprovação no plenário, conforme regimento interno.

Em sessão nesta segunda-feira, 19, um outro requerimento sobre o mesmo tema foi rejeitado pelo plenário. A vereadora Loreny (PPS) solicitava a abertura da CPI e pedia a avaliação dos serviços de transporte público. 

Em nota enviada pela assessoria da ABC Transportes, a empresa se diz "fiel a seu compromisso de bem servir a população" e que "está à disposição da Câmara de Taubaté para eventuais esclarecimentos sobre a qualidade dos serviços de transporte coletivo urbano no município".

Procurada, a Prefeitura de Taubaté não retornou até o fechamento desta matéria. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.