Por Felipe Kyoshy Em RMVale

Estupros no Litoral Norte aumentam 19,3% no 1º semestre, segundo SSP

Números de casos saltaram de 40 para 52 em comparação a 2016

delegacia_de_caraguatatuba_street_view

Caraguatauba foi a cidade com o maior número de casos

Reprodução/Google Street View

O número de casos de estupro nas cidades do Litoral Norte aumentaram 19,3% no primeiro semestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública), nesta terça-feira (25).

Aumento nos casos de estupro por cidade

Caraguatatuba: 33,4%

Ubatuba: 23%

Ilhabela: 25%
São Sebastião: -12,8%

Em 2016, foram 40 ocorrências registradas nas quatro cidades de janeiro a junho. Neste ano, o número saltou para 52.

A cidade que teve o maior número de casos de estupro foi Caraguatatuba. Foram registrados 24 casos este ano -- um aumento de 34% em relação a 2016, quando ocorreram 16 casos.

Ubatuba aparece em segundo lugar, com 13 casos neste ano, contra 10 registrados no mesmo período do ano passado. Em Ilhabela, o número de casos subiu de seis (2016), para oito, neste ano.

A única cidade que apresentou queda foi São Sebastião. Em 2016, foram registradas oito ocorrências de estupro nos seis primeiros meses. Neste ano,  foi registrado um caso a menos -- sete.

Dentre as ocorrências de maior repercussão está o caso de um instrutor de música de Caraguatatuba que foi preso acusado de estupar uma garota de 13 anos, em 22 de junho.

Os dados no litoral acompanham os números do Estado, que também registrou crescimento no número de estupros. No consolidado, São Paulo teve 5.280 casos registrados no primeiro semestre. Em 2016, foram 4.736 --o que representa um aumento de 10%.

O capitão da Polícia Militar Arlindo Albergaria Junior afirma que a mudança no conceito de crime de estupro contribuiu para o aumento no número de casos. Ressalta também que a corporação tem atuado na conscientização da população para tipo de crime.

“Muitas vezes esses casos não são da maneira clássica, quando uma pessoa está andando na rua e é abordada. Isso tem acontecido com mais frequência com pessoas próximas. É importante também para que pais sempre conversem com os filhos, pois isso tem acontecido muito com criança”, comenta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Felipe Kyoshy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.