Por Bruna Caroline Em RMVale Atualizada em 24 MAR 2020 - 13H48

Vacina contra a gripe acaba no primeiro dia da campanha em várias cidades da RMVale

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, todos os municípios iniciaram a campanha com quantidades parciais das doses necessárias

Divulgação/PMSJC/Charles de Moura
Divulgação/PMSJC/Charles de Moura
Algumas cidades da região adotaram um esquema de ‘drive-thru’ para aplicar a vacina contra gripe nos idosos


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início nesta segunda-feira (23). Muitas pessoas, porém, foram pegas de surpresa com o rápido esgotamento das doses da vacina. São José, Caçapava, Pinda, Taubaté, Ilhabela e São Sebastião foram algumas das cidades da região em que o estoque das vacinas acabou no primeiro dia da campanha.

Em São José dos Campos, foram aplicadas nesta segunda-feira (23) as 26 mil doses enviadas pelo governo estadual. A previsão é que novo lote das vacinas chegue ainda esta semana.

Pindamonhangaba recebeu 5.400 doses da vacina que também esgotaram rapidamente. De acordo com a prefeitura, devido a antecipação da campanha, parte das doses ainda estão em produção. A previsão é que um novo lote das vacinas seja entregue na semana que vem. O município realizará uma divulgação oficial quando as novas doses chegarem.

As 13 mil doses encaminhadas para Taubaté também esgotaram no primeiro dia da campanha. A prefeitura informou que a data para envio de um novo lote é de responsabilidade do Estado.

Em Caçapava, a campanha também teve de ser interrompida na tarde desta segunda-feira. A prefeitura informou que houve atraso na distribuição das vacinas pelo governo estadual e federal. A expectativa é que os novos lotes sejam encaminhados até a próxima quinta-feira (26).

No Litoral Norte as doses de vacinas também esgotaram rapidamente. Em São Sebastião, as 2.500 doses recebidas da vacina foram aplicadas durante a manhã desta segunda-feira. A previsão é que um novo lote das vacinas chegue ao município até a próxima sexta-feira (27). Uma nova data será definida para a retomada da campanha.

De acordo com a prefeitura de São Sebastião, a campanha contra a gripe este ano foi iniciada com um mês de antecedência, em comparação com anos anteriores. O objetivo seria reduzir a sobrecarga do sistema de saúde, para que possa ser priorizado eventuais atendimentos voltados ao coronavírus.

O governo estadual enviou mil doses da vacina para Ilhabela. Por meio de nota, o secretário de saúde explicou que devido à antecipação da campanha, apenas parte das vacinas foi enviada para o município. A expectativa também é que até o final da semana um novo lote seja enviado.

O que diz a Secretaria de Estado da Saúde 

A Secretaria de Estado da Saúde informou que a responsabilidade de compra e envio da vacina aos estados é do Ministério da Saúde. Inicialmente, foram enviadas cerca de 2 milhões de doses para São Paulo, o que representa 32% do necessário para a primeira etapa da campanha. Dessa forma, todos os municípios iniciaram a campanha com quantidades parciais das doses necessárias.

A secretaria acrescentou, porém, que no último final de semana foram recebidas mais 2,8 milhões de doses do Ministério da Saúde, totalizando 70% do estoque necessário. Esses novos lotes das vacinas já estão em distribuição.

O Ministério da Saúde informou que foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina. Sendo que, dessas, 15 milhões já estão sendo enviadas, de forma escalonada, aos estados. Até o final da primeira etapa da campanha, mais 6 milhões de doses serão enviadas.

O ministério esclareceu ainda que “As doses da vacina são repassadas aos estados e a logística de distribuição segue de acordo com a capacidade de armazenamento das doses. Os estados são responsáveis por fazer a distribuição das doses da vacina aos municípios”.

Na RMVale, para evitar aglomerações e como medida de contenção do coronavírus, algumas cidades adotaram um esquema especial de ‘drive-thru’ para aplicar a vacina contra gripe nos idosos. Outras medidas, como a vacinação domiciliar, também foram adotadas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Caroline , em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.