reprod_poa_24_horas_32

O rótulo de alimentos é uma importante fonte de informações para o paciente, contendo os ingredientes, a data de validade e demais informações nutricionais sobre aquele alimento. Eles ajudam a esclarecer dúvidas e compreender melhor o que estamos comendo, por isso é muito importante prestar atenção nesse detalhe na hora de escolher os alimentos na prateleira do supermercado.

As informações contidas nos rótulos dos produtos podem orientar o consumidor sobre se as substâncias presentes naquele determinado alimento podem ou não ser consumidas. Um exemplo é o glúten, que não pode ser consumido pelos portadores de doença celíaca.

Consumidor deve ficar atento aos rótulos dos alimentos

O consumidor também deve estar atento ao prazo de validade, recomendação que vale até mesmo para uma garrafa de água. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) preconiza que, quando o prazo de validade for menor do que três meses, o fabricante é obrigado a colocar no rótulo apenas o mês e o dia em que o produto foi fabricado.

Quer saber se o produto é bom ou ruim? Basta ler o rótulo. Mas é preciso ter atenção, pois quase nunca a informação que está descrita fornece o produto inteiro. Normalmente é citada apenas uma porção.

Atenção aos produtos que contêm gordura trans, é um veneno para nossa saúde. Se atente a lista de ingrediente, o primeiro item é o que contém mais no produto. Quanto menos ingrediente tiver, melhor, significa que foi pouco processado, e contém menos aditivos químicos e conservantes.

Ana Caroline Oliveira nutricionista

Ana Caroline Oliveira é nutricionista e colunista do Meon

Arquivo pessoal