Crônicas e cia

Coluna de Felipe Cury e o Rio Grande do Sul

Solidariedade virou sentimento nacional

Colunista Felipe Cury (Reprodução)

Escrito por Felipe Cury

07 JUN 2024 - 15H55

Reprodução

O PENSAMENTO: “Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe” – Ditado consagrado pelo povo,

O FATO: A TRAGÉDIA virou sinônimo de DESGRAÇA. A SOLIDARIEDADE virou sentimento nacional. A chuva intermitente aumentava de volume com as lágrimas. A coragem continuou sendo o apanágio dos gaúchos.

O RIO GRANDE DO SUL não foi apenas vítima da maior tragédia do país. Foi também abençoado pelo maior banho de GRAÇAS da nossa História. Foi a vitória da solidariedade, foi o triunfo do mais puro sentimento de amor ao próximo.

Nosso país é grande, imenso, constituído por tantos estados/nações de povo igual e diferente, mas irmanado no sentimento da SOLIDARIEDADE. Incrível: somos todos iguais perante Deus e espontaneamente VOLUNTÁRIOS no mesmo sentimento de fraternidade. DOAÇÃO é um ato de amor.

Os nossos irmãos gaúchos têm sua própria história de bravura, de tenacidade, de coragem, de poder.

Quantas famílias bem constituídas que perderam seus bens conquistados durante tantos anos de trabalho e fizeram seus patrimônios com o suor do seu próprio rosto. Perderam muito do que tinham, e muitos doaram muito do que não tinham. Restam-lhes a tenacidade de começar de novo. De dar a volta por cima e bradar: “-Deus, nós estamos aqui”. Firmes e fortes!

A história da humanidade registra hecatombes aniquiladoras. Sodoma e Gomorra destruídas em épocas bíblicas. As guerras amaldiçoadas provocaram as destruidoras bombas atômicas que aniquilaram Hiroshima e Nagazaki e pelo mesmo volume de ódio a própria germânica Berlim e, por repercussão a França e até a Itália, além de países vítimas da vizinhança.

Como Fênix, uma ave que simboliza o renascimento, o triunfo da vida sobre a morte, o eterno recomeçar, porém sem perder a essência ao se tratar sempre da mesma criatura. Desta maneira, simboliza a vida e seus ciclos, a esperança, o fato de que é preciso dar a volta por cima nas situações adversas.

RS é e será orgulho para todos nós. Será grandioso e respeitado pelo Brasil e pelo Mundo. Sua tenacidade, sua capacidade hercúlea, seu povo indômito farão um futuro glorioso. As famílias gaúchas serão mais unidas, mais felizes por tudo que têm passado. Num futuro breve, estarão cantando, dançando, sorrindo e se amando em torno dos mais suculentos churrascos do maravilhoso solo sulino. Nunca faltará chimarrão para todos. Vamos festejar a fraternidade.

É notável como, no Brasil, a força é o povo brasileiro. A parte do governo é mínima e até insignificante. O governo vive para si próprio e para usufruir das receitas volumosas, que ultrapassam até A DERRAMA impunemente.

Tenho orgulho do povo brasileiro pela solidariedade, pelo amor ao próximo, pela fraternidade de seus sentimentos e ao povo gaúcho, agora sofrido, por sua bravura e tenacidade. Sempre serão abençoados por Deus.

A reconstrução é líquida e certa. Virá com vigor, por todos os lados. E essas cidades hospitaleiras, lindas, encantadoras continuarão a nos dar boas-vindas.

Boto muita fé no povo Gaúcho e no povo Brasileiro!

COLUNISTA

Felipe Cury é mineiro de Soledade, nascido em Três Corações. Vive em São José dos Campos há 66 anos. Completou em 17 de abril, 86 anos de feliz idade.

Formado em Ciências Jurídicas e Administrativas, pela Fundação Joseense de Ensino, foi Professor de Língua Portuguesa e Comunicação, na Escola Técnica “Olavo Bilac”.

Foi presidente da ACI - Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, por 8 anos, além de ocupar outros importantes cargos em diversas instituições do município.

Escrito por
Colunista Felipe Cury (Reprodução)
Felipe Cury

Colunista de Bulas Semanais

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Crônicas e cia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.