Por Conteúdo Estadão Em Opinião

Bolsas europeias fecham em queda impulsionadas por preocupações com a China

Os mercados acionários da Europa fecharam em queda nesta terça-feira, 13, com a divulgação de dados preocupantes da China, que pressionaram as ações das empresas de commodities e artigos de luxo. O índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 0,9%, para 358,47 pontos, registrando o fechamento mais baixo desde 5 de outubro, de acordo com a FactSet.

O dia de perdas foi definido em parte pela divulgação de dados do comércio chinês. A Administração Geral de Alfândegas informou que as exportações medidas em dólares recuaram 3,7% em setembro ante o mesmo mês do ano passado. Já as importações recuaram 20,4% nesse intervalo.

"As chamas de preocupação sobre a desaceleração da economia chinesa, especialmente às vésperas da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, devem queimar ainda mais forte hoje e atiçar as incertezas sobre a elevação de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano)", disse Mike Van Dulken, da Accendo.

A China é o maior consumidor mundial de commodities e os chineses têm papel de destaque no mercado global de artigos de luxo.

Na França, a bolsa de Paris fechou em queda de 0,97%, aos 4.643,38 pontos. As ações da Kering, que controla marcas como a Gucci e a Yves Saint Laurent, recuaram 3,04% e as da LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton perderam 3,15%.

Entre as empresas de commodities, a gigante Glencore viu suas ações caírem 2,56% e a Anglo American perdeu 1,81%. As derrotas pressionaram a bolsa de Londres, que fechou em queda de 0,45%, aos 6.342,28. No terreno dos ganhos, as ações da SABMiller subiram 9,02%. O conselho da empresa aceitou os termos da proposta de compra pela Anheuser-Busch (AB InBev) no valor de 68 bilhões de libras (cerca de US$ 104,5 bilhões). Se confirmado, o negócio unirá as duas maiores cervejarias do mundo.

Na Alemanha, a bolsa de Frankfurt recuou 0,86%, para 10.032,82 pontos. As ações sofreram o impacto da divulgação do índice de expectativas econômicas, que caiu para 1,9 em outubro, de 12,1 em setembro, segundo dados divulgados hoje pelo instituto alemão ZEW. O resultado veio bem abaixo da expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam recuo menor, para 6,9. Como resultado, as ações da Volkswagen, que se vê afetada pelo escândalo dos testes de emissão de poluentes nos EUA, caíram 2,89%.

Entre os outros mercados do continente, a bolsa de Madri caiu 1,28%, para 10.115,30 pontos; em Portugal, a bolsa de Lisboa perdeu 1,38%, aos 5.276,33; a bolsa de Milão fechou em queda de 0,19%, aos 22.048,49 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...