Educação e a formação do homem: ensina enquanto aprende e aprende enquanto ensina
Reprodução
A Educação e a formação do homem
Se a nossa intenção é ajudar a formar seres simplesmente repetidores da realidade, nossa forma de atuar será contrária à reflexão, à criatividade, à crítica e à troca de experiências.
Para esse pensamento, o conhecimento apresenta-se como algo acabado e que não precisa ser revisto.
Se, pelo contrário, desejamos contribuir para a formação de seres críticos, ativos, participativos e criativos, que busquem uma renovação constante de si mesmos e da sociedade, teremos a nova geração como centro da ação educativa, oriunda da soma da família + escola: todos cresceremos juntos!
O homem só é capaz de estar no mundo e interagir com ele, captando-o e compreendendo-o. Assim, ele não é um ser que se limita a responder estímulos, mas é capaz de enfrentar desafios e resolver problemas.
Em sua busca de transformar o mundo, o homem encontra barreiras, que só consegue vencer através da reflexão e ação, mas...de que forma?
Dialogando com os outros homens e trocando ideias, ou seja, ensina enquanto aprende e aprende enquanto ensina - básico para a construção da autonomia e consciência crítica.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.