Não sei se todo mundo aqui é fã de Star Wars, mas a duas segundas-feiras atrás, no dia 4 de maio, foi comemorado o Star Wars Day – tipo o “dia oficial” da saga, comemorado pela comunidade que ama (quase) tudo relacionado ao tema!
Como a data não pode passar em branco, separei algumas das frases mais célebres do nosso amado Mestre Yoda que podem ajudar a dar aquela iluminada no nosso dia, na nossa semana e nas nossas jornadas diárias. Espero que curtam, porque eu me diverti muito fazendo esse post pra gente.
“May the Force be with you”
“Que a Força esteja com você”
Vida Fit
1. “May the Force be with you”
(“Que a Força esteja com você”)
Precisa falar algo mais?
Independente do nome que você queira dar a essa Força, ela deve estar sempre ao seu lado, presente no seu dia a dia. Sem isso, amigas e amigos, fica muito difícil aguentar os trancos da nossa rotina.
Eu, particularmente, tenho as minhas crenças e a minha fé (não só espiritualmente falando, mas eu tenho fé em mim e nos meus objetivos, na minha capacidade e no meu potencial) e é isso que me ajuda a acordar todo dia de manhã e viver a vida, por mais difíceis que sejam determinados momentos da nossa vida.
2. “Always pass on what you have learned”
(“Sempre passe adiante o que você aprendeu”)
Aprendizados existem pra serem compartilhados. É nisso que eu acredito. De que me adianta guardar algo só pra mim? Tem muita gente que fica retendo informação e conhecimento achando que é isso que vai ser o seu diferencial, quando é justamente o contrário: é sua generosidade de compartilhar o que você sabe que vai ser aquilo pelo qual as pessoas vão te valorizar e lembrar de você. Ninguém cria seu próprio legado fechado numa sala sozinho, guardando seus “tesouros preciosos”.
Acho que isso se aplica muito ao que eu faço aqui no blog: sempre que eu aprendo algo novo (desde uma receita até uma informação legal de treino ou de alimentação), o meu primeiro pensamento já é em escrever e compartilhar com vocês as coisas bacanas.
Tem gente que acha que reter informação é sinal de inteligência. Eu acho que é de insegurança.
3. “A Jedi uses the Force for knowledge and defense, never for attack”
(“Um Jedi usa a Força para o conhecimento e defesa, nunca para o ataque”)
Em tempos de redes sociais onde todo mundo é super corajoso na hora de meter o pau nos coleguinhas, é aqui que a gente tem que usar a Força pra não se deixar abalar e nem pra nos rebaixarmos ao nível do outro.
Vejo muitas meninas ficando chateadas porque fulana(o) foi no perfil do instagram xingar ou fazer comentários desnecessários – e eu também ficaria, claro! -, mas na verdade a defesa mais inteligente é ignorar ou responder com educação apenas (isso quebra muito a perna da galera folgada,.
É fácil? Não. Mas, na minha humilde opinião, não é jogando pérolas aos porcos que a gente vai resolver a situação, né? Não se desestabilizem por pouca coisa, gente.
4. “When nine hundred years old you reach, look as good you will not”
(“Quando 900 anos de idade chegar, tão boa aparência você não terá”)
Aqui, a gente fala sobre aparências e a busca incessante pelo corpo perfeito e os números absurdos que só crescem quando o assunto é cirurgias plásticas estéticas e desenvolvimento de transtornos alimentares.
É legal se cuidar? Sim! É bom recuperar/manter a autoestima? Claro! Mas a todo custo? Nope. Por mais que as pessoas queiram evitar certas coisas (celulite, gordura localiza, estrias, etc), se tem uma coisa que ninguém consegue evitar é o tempo. Como você se cuida hoje pra chegar bem aos seus 60, 70, 80, 90 anos? Você está visando só a estética (temporário) ou sua qualidade de vida (permanente)?
“Patience you must have, my young Padawan”
“Paciência você deve ter, meu jovem Padawan”
Vida Fit
5. “Patience you must have, my young Padawan”
(“Paciência você deve ter, meu jovem Padawan”)
Paciência, paciência… Ah, como é difícil ter a danada da paciência, né?
É difícil ter paciência pra esperar pelos resultados dos treinos e da dieta. É difícil ter paciência pra entender o timming das outras pessoas. É difícil ter paciência com o colega de trabalho. É difícil ter paciência com o trânsito caótico das grandes cidades. Sim, tudo isso é muito difícil, mas nem por isso a gente deve desistir de cultivar essa virtude diariamente nas nossas vidas. É um exercício diário e exige muita energia da nossa parte, mas vale a pena. Pelo menos eu acho.
Eu confesso que não sou a pessoa mais paciente do mundo, mas todo dia eu busco dar o meu melhor. E se não consegui um dia, ok. No próximo lá vou eu de novo. E por aí vai. Se não funcionar, pelo menos a gente vai aprendendo o limite da nossa tolerância e o que a gente realmente não consegue aceitar pra nossa vida ou pra nossa convivência – e aí a gente já aproveita pra fazer aquela “detox” das coisas/pessoas irritantes. Olha que beleza!
6. “The dark side clouds everything. Impossible to see the future is”
(“O lado negro mancha tudo. Impossível de ver o futuro é”)
Quando a gente tá numa fase meio deprê, parece que o futuro fica mais incerto ainda, não conseguimos nem ter perspectivas de um amanhã melhor. Quando você perceber que entrou nessa onda, esforce-se pra clarear essa nuvenzinha preta em cima da sua cabeça. Às vezes, poucas e simples atitudes (e que variam muito de pessoa pra pessoa) já têm um poder incrível sobre o nosso humor e o nosso bem-estar! Se jogue no que te faz feliz!
E se estiver muito difícil fazer isso sozinha(o), não tenha medo e procure ajuda de um profissional (psicólogo ou psiquiatra). Esse pedido de ajuda é um ato de amor consigo mesma(o), acredite.
7. “Fear is the path to the dark side. Fear leads to anger, anger leads to hate, hate leads to suffering”
(“O medo é o caminho para o lado negro. O medo leva a raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento”)
Acho que isso já tá bem claro pra maioria de nós, né?
Acumular sentimentos e pensamentos negativos é atraso de vida e gera um gasto energético no nosso corpo muito maior do que correr uma maratona. Por mais difícil que seja, comece substituindo um pensamento ruim por um bom, e reforce-o sempre que necessário!
Permita-se também resolver os conflitos aí dentro de você. Tem tanta coisa bacana pra ocupar esse espaço todo aqui dentro da gente que é até desperdício ficar guardando rancor, ódio, mágoa, medos…
E mais uma vez, se estiver difícil, converse com um profissional que possa te ajudar nesse processo de libertação.
8. “Train yourself to let go of everything you fear to lose"
(“Treine a si mesmo a deixar partir tudo que teme perder”)
Essa frase pra mim é uma das melhores porque fala sobre o medo de perder, sendo que na verdade, nessa vida a gente não tem nada e nem vamos levar nada dela, né?
Não temos pessoas – um dia elas podem partir, e fatalmente esse dia vai chegar. Não temos bens materiais – eles podem ser tirados de nós a qualquer momento, quer você queira ou não. Podemos prezar por pessoas e por bens materiais, mas não deveríamos sustentar a nossa vida em cima deles, porque uma hora ou outra podemos ficar sem esses alicerces e aí? A vida vai parar? Não, ela precisa continuar, por mais doloroso que seja!
9. Luke: “I don’t, I don’t believe it.” | Yoda: “That is why you fail”
(Luke: “Mas eu não acredito!” | Yoda: “É por isso que você fracassa”)
Acreditar sempre!
Não, isso não é papo de autoajuda pra vender mais livros motivacionais!
Se você não acredita naquilo que se propôs a fazer, as chances de você fracassar são muito maiores do que as de vencer. Então acredite! Acredite nos seus objetivos e no seu potencial de realizá-los (se fulano conseguiu, por que você não consegue? o que fulano fez para chegar onde chegou, e o que você pode fazer para chegar lá também?), acredite na sua dieta, acredite nos seus treinos (eu acredito que vou conseguir correr a minha meia maratona e é por isso que eu sei que não vou falhar!), e por aí vai…
E se você não conseguir acreditar do fundo do seu coração, tudo bem: parta pra próxima aventura! Talvez essa não seja realmente a sua praia, ou talvez este não seja o seu momento pra seguir nessa missão – e isso não significa que você nunca vá conseguir, ok?
“Train yourself to let go of everything you fear to lose"
“Treine a si mesmo a deixar partir tudo que teme perder”
Vida Fit
10. “Size matters not. Look at me. Judge me by my size, do you?”
(“Tamanho importa não. Olhe para mim. Pelo meu tamanho você me julga?”)
A gente tem a mania de achar que só as pessoas ~importantes~, populares, bonitas, ricas, famosas etc é que estão destinadas a ter sucesso, né? Se tamanho realmente importasse, o Silvio Santos não teria saído da condição de camelô pra se tornar um dos maiores empresários do Brasil, certo?
Eu acho legal a gente ter pessoas em quem se inspirar, mas tomem cuidado pra não cair numa competição desleal. Sempre que eu me vejo nessa situação desgastante, eu respondo a quatro perguntas:
- Como é a vida daquela pessoa?
- Como é a minha vida?
- O que aquela pessoa fez pra chegar onde chegou?
- O que eu estou fazendo pra chegar onde quero e o que eu posso fazer pra ter sucesso?
E aí a ansiedade acalma e eu consigo ter mais clareza dos passos que preciso tomar pra chegar nos meus objetivos, com os pés no chão e sem comparações irreais com parâmetros desiguais.
11. “Do. Or do not. There is no try”
(“Faça. Ou não faça. Não existe a tentativa”)
Essa é a frase que eu mais amo, sem dúvida!
Na minha formação em Coaching, uma das coisas que aprendemos foi a eliminar o verbo “tentar” das nossas frases porque quando dizemos “vou tentar começar a academia na segunda-feira” isso já implica derrota antecipada e a gente já meio que se dá por vencido antes de chegar o momento da ação de fato.
Então o ideal seria a gente sempre falar/pensar: “eu vou começar a academia na segunda-feira”. Mesmo que você não consiga por algum motivo de força maior, na sua cabeça você já se comprometeu com aquilo e já reforçou sua crença de que, sim, você vai fazer porque você é capaz. Você está no controle da situação, e não sendo controlado por ela.
É uma coisa boba, mas faz diferença pra muita gente. Inclusive pra mim. E desde então eu sempre me pego apagando essas palavras na maioria dos meus textos, sabiam? rs Tanto que quando eu tô nos meus melhores dias, eu nem uso o verbo “tentar” nas minhas frases. É sempre “eu vou”, “eu fiz” ou “eu fiz, mas não deu certo, amanhã faço de novo”.
“Do. Or do not. There is no try”
“Faça. Ou não faça. Não existe a tentativa”
Vida Fit
E aí, curtiu? Achou esse post legal ou não mudou sua vida em nada? Qual a sua frase preferida? Vamos tricotar.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.