As brincadeiras tradicionais ainda encantam as crianças
Reprodução
O BRINQUEDO - "essência da infância"
Brincar não constitui perda de tempo, nem é simplesmente uma forma de preencher o tempo.
O brinquedo possibilita o desenvolvimento integral da criança, já que ela se envolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente: tudo isso de uma maneira envolvente, despendendo energia, imaginando situações, construindo normas e criando alternativas para resolver os imprevistos que surgem no ato de brincar.
O brinquedo facilita a apreensão da realidade e é muito mais um processo do que um produto. É, ao mesmo tempo, uma atividade e uma experiência, envolvendo a participação total do indivíduo e exigindo:
- Movimentação física
- Envolvimento emocional
- Desafio mental
- Integração ao ambiente
Por ser essencialmente dinâmico, o brinquedo possibilita a apresentação de comportamentos espontâneos e improvisados: há liberdade para se tomar decisões!
A direção que o brinquedo assume é determinada pela personalidade da criança, do grupo e do contexto social em que vivem. O brinquedo é o veículo do crescimento que possibilita à criança explorar o mundo, onde irá descobrir-se e entender-se, conhecer suas ideias e sua forma de agir.
Através da atividade lúdica e do jogo, a criança vai se socializando - e isso é fundamental !
*O que influencia o comportamento de brincar ? Idade, sexo, presença de amigos, novidade, surpresa, etc.
IMPORTANTE : Quanto mais o brinquedo possibilitar a exploração livre da criança, melhor! Pois, quanto menos isso ocorrer, a criança estará em condição de mera espectadora.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.