Curta a praia mas não exagere e fique atento para que tudo transcorra com tranquilidade
Divulgação/PMSS
Com as altas temperaturas do verão e as férias e feriados que o período costuma trazer, nada melhor para aproveitar o seu tempo do que relaxar em um lugar onde o calor seja a temperatura ideal para a diversão.
Com essa ideia, muitas pessoas planejam passar uma temporada no litoral, mesmo que isso seja apenas o chamado “bate e volta”, quando a viagem dura menos de 24 horas.
No entanto, é necessário tomar muito cuidado, evitando excessos para garantir que a diversão aconteça de maneira saudável para todos. Nesta época do ano, por exemplo, é comum que muitos banhistas precisem de ajuda médica por conta de exageros ou falta de prudência. Portanto, fique atento a alguns cuidados para que tudo transcorra com tranquilidade e você possa aproveitar com mais qualidade o seu tempo no litoral.
Cuidado com a alimentação
Durante esse período é comum que aumentem os casos de intoxicação alimentar, principalmente por conta das altas temperaturas e modos inadequados de manusear alimentos. Aquele famoso “isopor térmico” onde você guarda comidas e bebidas deve ser muito bem preparado, assim como você deve evitar se alimentar com pratos que não conheça a procedência. Beba bastante água, de preferência mais gelada, porque ajuda na hidratação.
Não exagere na dose
Reprodução
Cuidado com o álcool
Relaxar na praia pode ser a situação ideal para experimentar alguns drinks, desde a popular cerveja até algum coquetel mais tradicional, como a caipirinha ou a espanhola. No entanto, cuidado para não exagerar na dose. A união de calor com o consumo excessivo de álcool pode trazer diversos problemas, como desidratação e mal-estar.
Fique de olho nos pequenos
As praias costumam ficar cheias durante essa temporada. O cuidado deve ser redobrado quando o assunto é cuidar das crianças. Evite deixá-las sozinhas. Coloque uma pulseira com a identificação e o contato dos pais. Leve algum brinquedo para que eles fiquem distraídos, mas sempre próximos de você. Se puder, leve uma piscina pequena, assim eles não sentirão a necessidade de ir sempre até o mar para se refrescar.
Crianças precisam de cuidados
Reprodução
Proteja-se do sol
Tome cuidado para que o sol não traga problemas para a sua pele e até mesmo sua visão. Além de usar um guarda-sol e protetor solar, não esqueça de óculos escuros com proteção UVA e UVB, além de usar calçados apropriados para queimar os pés na areia. Procure evitar ficar exposto ao sol nos horários em que a incidência dos raios é maior - entre 10h e 16h.
Verifique o status da praia
Antes de decidir onde se banhar, procure saber qual é a situação da praia, como se ela é própria para banhos. Além disso, alguns lugares são conhecidos por serem mais perigosos, portanto fique sempre atento e procure não levar objetos de alto valor, financeiro ou afetivo, quando ficar na orla.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.