Cultura

8ª edição do Festival FELINO começa neste sábado (2)

Evento aconte até 26 de agosto em todo Litoral Norte

Escrito por Meon

01 AGO 2025 - 18H30

Divulgação

O Litoral Norte será palco de diversas apresentações artísticas durante o mês de agosto. Entre os dias 02/08 e 26/08 acontece o FELINO - Festival de Artes do Litoral Norte, com atividades gratuitas nas cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Em sua 8ª edição, o Festival FELINO segue levando diversas atrações culturais gratuitas com apoio financeiro da FundArt - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba e Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Nas edições anteriores, o Festival FELINO obteve grande sucesso e já reuniu mais de 15 mil pessoas.

O festival se mostra, dentro do calendário da região, como uma oportunidade para que toda a população possa ter acesso a atrações artísticas variadas, que passam pelas linguagens do teatro, circo e cinema. Organizado pela Associação Felino - Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte, o evento tem parcerias com o evento Orgulhe-se e com o projeto Boneco Sem Fronteiras da Cia Caravan Maschera, além de contar com apoio financeiro das FundArt - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba e Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

Espetáculo circense em São Sebastião

O Felino tem início no dia 02/08 (sábado), às 17h, no Espaço Cultural Circo Navegador, em São Sebastião, com o espetáculo “Cem Histórias Sem Palavras”, da Damião e Cia, de Campinas (SP).

Na peça, um palhaço e uma palhaça chegam ao mesmo tempo em uma estação de trem. Esse encontro inesperado estimula uma série de trocas cômicas e cativantes, que permitem a eles se reconhecerem em suas diferenças. Mágica, música, malabarismo e mímica criam uma brecha poética no tempo, na qual muitas histórias podem ser contadas sem palavras.

Circo Navegador em Caraguatatuba

No dia 03/08 (domingo), o festival continua às 10h em Caraguatatuba, na Praça da Cultura, com a apresentação do espetáculo “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”, do Circo Navegador.

Num encontro inusitado, o palhaço Surubim encanta a plateia com sua ingenuidade em situações de tensão, emoção, técnica e muita graça. De maneira bastante irreverente, provoca o público para uma vivência por meio das rotinas de um show circense, misturando o clássico e o contemporâneo, em criações próprias, que se equilibram entre o deboche e a elegância.

Cinema em São Sebastião

Em parceria com o evento Orgulhe-se, de São Sebastião, o Espaço Cultural Circo Navegador recebe a exibição do documentário “Toda Noite Estarei Lá”, com curadoria de Rodrigo Pereira. A atividade acontece no dia 07/08 (quinta-feira), às 20h.

Filmado ao longo de quatro anos, entre 2018 e 2022, o filme de Suellen Vasconcelos e Tati Fraklin acompanha a jornada de Mel Rosário, de 58 anos, que, após sofrer uma agressão transfóbica, todas as noites se põe diante da igreja neopentecostal que a impede de frequentar. O documentário é uma produção da Graúna Digital, em associação com Filmes Fritos.

O longa foi premiado em diversos festivais, como Olhar de Cinema 2023 (Melhor direção e Melhor atuação) e o 17o For Rainbow (Melhor atriz, Melhor Trilha Sonora e Melhor direção de arte), além de ter sido exibido no Mix Brasil, Festival do Rio e Wicked Queer: The Boston LGBT Film Festival! (EUA).

‘Cirquim do Serafim’ em Caraguatatuba

A programação do FELINO segue em Caraguatatuba, no dia 10/08 (domingo), às 10h, com a apresentação do espetáculo “Cirquim do Serafim”, do Circo Navegador. A atividade acontece na Praça da Cultura.

O enredo apresenta dois palhaços que cultuam a imagem do Seu Serafim, o finado dono do circo, e perpetuam a sua presença por meio da crença de que ele ainda pode voltar. A dupla esfarrapada e faminta, porém feliz e com um humor ao mesmo tempo ácido e ingênuo, monta um cirquinho estilizado, que se apresenta apenas com os contornos dos mastros e da lona, coloridos com fitas de cetim. A espera pelo Seu Serafim é o motivador dos palhaços esfomeados que vão trapaceando um ao outro em busca de passar o tempo e enganar a fome.

Teatro de bonecos em Ubatuba

Em parceria com o projeto “Bonecos Sem Fronteiras” da Cia. Caravan Maschera, o Teatro Municipal de Ubatuba, recebe no dia 12/08 (terça-feira), uma programação que inclui espetáculos e oficina gratuita.

Às 10h, a companhia apresenta o espetáculo “Tiringuito, Luisa e Morte”, que mostra o personagem Tiringuito, o empregado de uma casa, que é apaixonado por Luisa, porém, nunca teve coragem de pedir sua mão em casamento ao tio dela, seu Patrão. Eis que no dia em que Tiringuito toma coragem, a Morte aparece em pessoa para levá-lo. Tiringuito, tentará de todos os modos enganar a morte e criar coragem para se declarar para Luisa.

A programação segue às 15h, com o espetáculo “Memórias de Alice” da atriz e bonequeira Daiane Baumgartner.

A trama apresenta o tema da solidão na infância e o anulamento da criança enquanto ela inicia o processo de construção de sua individualidade. A obra tem como mote as memórias de infância da atriz por meio de suas lembranças, aplicadas à técnicas de teatro de animação, busca a interação emocional do público para despertar lembranças de alguma experiência semelhante. A peça faz uma intersecção literária com o livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll.

A Cia. Caravan Maschera encerra o dia de atividades com uma oficina de teatro de bonecos, aberta ao público, às 18h.

No dia 13/08 (quarta-feira), a Daiane Baumgartner apresenta o espetáculo “Caminhos de Violeta” às 15h, na Associação dos Aposentados de Ubatuba.

O enredo mostra Violeta, que depois da perda de seu marido vai para a casa de seus filhos levando tudo o que tem. Na estação de trem, ela encontra Antonio Bento, um músico de rua e inventor, que passa seus dias ali na estação, entre chegadas e partidas. A partir deste encontro, todos são convidados a assistir e a participar das lembranças e recordações, dores e amores da vida dessa senhora, que nos mostra como é importante valorizar o agora.

Cinema em São Sebastião

No dia 14/08 (quinta-feira), às 20h, o Espaço Cultural Circo Navegador, em São Sebastião, vira novamente uma sala de cinema para a exibição do filme “Assexybilidade”, com curadoria de Luciano Draetta e em parceria com a distribuidora Olhar.

Dirigido por Daniel Gonçalves, o filme apresenta histórias sobre a sexualidade de pessoas com deficiência e a diversidade de experiências em razão da sua condição física ou intelectual. O diretor, roteirista e produtor revela a luta diária de pessoas com deficiência contra o capacitismo e a ideia preconceituosa de que não sentem desejo como todos os outros.

“Assexybilidade” é produzido pela TvZero e SeuFilme em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Globoplay.

Peça cômica sobre Inteligência Artificial

O Circo Navegador estreia seu novo espetáculo, “Inteligência Artificial, Burrice Natural... cada coisa pelo seu nome!”, no Festival Felino. Depois de 9 meses de processo criativo, a montagem será apresentada em todas as cidades do Litoral Norte.

O espetáculo é uma obra teatral cômica para jovens e adultos, que reflete sobre as tecnologias e seus efeitos de mudança dos comportamentos e do destino social e político do mundo. O propósito deste projeto é discutir o tempo, a ética e as contradições do uso da tecnologia e advertir sobre a vulnerabilidade social e política, diante da velocidade informacional, criando um alerta acerca dos efeitos do uso das tecnologias como uma das formas de manipulação e controle da vida humana.

As apresentações acontecem nos dias 16/08 (sábado), às 20h, no Espaço Cultural Pés no Chão, em Ilhabela; 17/08 (domingo), às 20h, no Teatro Mario Covas em Caraguatatuba; 24/08 (domingo), às 20h, no Teatro Municipal de São Sebastião; e no dia 26/08 (terça-feira), às 20h, no Teatro Municipal de Ubatuba.

Apresentações em Ubatuba

O Circo Navegador segue a sua programação de apresentações no dia 18/08 (segunda-feira), às 15h, no Teatro Municipal de Ubatuba com a peça “Boa Noite” em parceria com o projeto “Bonecos sem Fronteira”.

Em um circo antigo e pobre, Surubim, um limpador de jaula que se sente muito desvalorizado, tenta fugir da opressão do Seu Serafim, o dono do circo, e abandonar a vida de sofrimento. Mas, na tentativa de partida é impedido por sua mala, que representa a ancestralidade e a história do circo e dos palhaços. Seu Serafim promete que após uma “Boa Noite” de sono, Surubim se tornará um aprendiz de artista. Ele se esforça para dormir, porém enfrenta todo tipo de dificuldades: falta de sono, medo de escuro, frio, medo de morcego, fome, medo de fantasma, entre outros empecilhos.

No dia 19/08 (terça-feira), às 20h, a Cia. Caravan Maschera leva ao Teatro de Ubatuba a peça “Vidas Secas”.

O espetáculo, inspirado na obra de Graciliano Ramos "Vidas Secas", é a primeira adaptação para o teatro de bonecos sem o uso de palavras, realizada pela companhia. Os bonecos foram feitos a partir dos quadros de Cândido Portinari (série Os Retirantes) e a trilha foi inspirada na música contemporânea de John Cage. O processo criativo foi feito dentro de quilombos do Vale do Ribeira (SP).

A programação no Teatro Municipal de Ubatuba segue no dia 20/08 (quarta-feira), às 20h, com a apresentação da peça “MonSanto Mon Amour” da Cia. Caravan Maschera.

Ao tratar dos aspectos nocivos da intoxicação silenciosa dos pesticidas da Monsanto/Bayer de modo risível e carregado de sugestões emotivas, imagéticas e sensíveis, que são próprias do teatro visual e do teatro de bonecos contemporâneo, o espetáculo coloca o espectador defronte a documentos e fontes autênticas sobre o tema da peça, como depoimentos, relatos, entrevistas, diários e registros de sessões de terapia.

Oficina de palhaçaria em São Sebastião

A Cia. A DitaCuja realizará, no dia 23/08 (sábado), às 10h, a oficina de palhaçaria “Eu, eu mesmo e meu ridículo favorito”. A atividade, aberta ao público, acontece no Espaço Cultural Circo Navegador.

Com duração de 3h e voltada aos participantes a partir de 15 anos (prioritariamente mulheres), a oficina propõe vivências práticas e jogos que convidam todos a brincar com seus próprios ridículos, sem medo ou julgamentos. A partir da ressignificação do termo “ridículo” – geralmente associado a algo humilhante ou impróprio –, a proposta é acolher essas características e explorá-las como motor criativo para a construção de cenas, esquetes e números cômicos, com ou sem nariz vermelho.

Ainda no sábado, às 20h, a companhia leva ao Teatro Municipal de São Sebastião o espetáculo "M&M Show", que apresenta Mixiryca Monroe e Dona Montanha, duas palhaças que se tornam apresentadoras de um confuso e ao mesmo tempo cômico talk-show que precisa dar certo. A dupla satiriza quadros tradicionais dos programas de televisão, trazendo à tona temas da contemporaneidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.