O Parque Vicentina Aranha, na Vila Adyanna, em São José dos Campos, recebe neste sábado e domingo, das 9h às 17h, o evento gratuito “Arte Sustentável – Educa e Transforma”. A programação inclui rodas de conversa sobre sustentabilidade e inclusão na educação, exposição de artes e jogos pedagógicos feitos com materiais recicláveis (com agendamento para acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais), lançamento de aviões de papel para crianças e até uma oficina de montagem de robôs, acessível para pessoas surdas.
+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp
Segundo um dos idealizadores, o arte-educador Gilberto Vieira Mendes (artereciclavel.com.br), todo o evento é produzido de forma voluntária, “com o compromisso de promover a educação ambiental, a inclusão social e o fortalecimento da prática docente”. Francisco José de Souza (XiquinhoArt.com) e o professor Dr. José Silvério Edmundo Germano também assinam a autoria do “Arte Sustentável – Educa e Transforma”, que conta com o apoio do Movimento Nacional – Objetivos Sustentáveis – São Paulo.
Inovação e inclusão
O trio desenvolve um trabalho que alia arte, ecologia e educação a partir de materiais recicláveis, especialmente embalagens plásticas e eletroeletrônicos. Um dos principais objetivos da iniciativa é a formação e instrumentalização de professores e formadores, capacitando-os a utilizar esses materiais em sala de aula de maneira inovadora e significativa.
Os organizadores acreditam que “as ações desenvolvidas valorizam a educação inclusiva, a consciência ambiental e o protagonismo das comunidades, tornando a aprendizagem mais envolvente, prática e conectada com os desafios contemporâneos”. Resíduos que antes seriam descartados ganham nova vida como instrumentos que transformam o processo educativo e ampliam oportunidades para todos, principalmente para a conservação do planeta.
Trump assina decretos para acelerar energia nuclear nos EUA
Foco é construir reatores menores para atender big techs
São Sebastião disponibiliza linha de crédito para empreendedores
Objetivo é fomentar pequenos negócios no município
São José lança licitação para construção de nova maternidade
Hospital custará cerca de R$ 77 milhões e atenderá até 500 partos por mês
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.