Por João Pedro Teles Em Brasil & Mundo

Em monólogo, atriz Beth Goulart imerge no oceano Clarice Lispector

"Simplesmente eu, Clarice Lispector", vem a São José neste fim de semana

pr_estr_ia_lula_lopes_5

Artista atua, dirige e adapta premiada peça

Lula Lopes/Divulgação

Só se consegue a simplicidade através de muito trabalho. Uma das tantas frases emblemáticas que a escritora Clarice Lispector criou em sua trajetória literária cai muito bem como sinopse da peça "Simplesmente Eu, Clarice Lispector", monólogo interpretado, adaptado e dirigido por Beth Goulart.

A peça, que estará em cartaz nesta sexta (13), sábado (14) e domingo (15) no teatro Colinas, imerge na obra carregada de uma das mais brilhantes escritoras na nossa literatura. Em cartaz desde 2009, a montagem já foi vista por mais de 700 mil pessoas e acumula quatro prêmios de melhor atriz para a protagonista -- Beth levou o prêmio Shell, o APTR (Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro), Contigo e Qualidade Brasil.

A caracterização impecável, que já chama a atenção nos materiais publicitários da peça, é, de acordo com a atriz, resultado de um trabalho de gestação de Clarice como personagem. Foram dois anos de intensa pesquisa.

07_credito_fabian

Peça já foi vista por 700 mil pessoas

Fabian/Divulgação

"Virei uma esponja absorvendo tudo que encontrava sobre ela. O processo de pesquisa teve de tudo: teses acadêmicas, correspondências que a autora trocava com amigos e família e as raríssimas entrevistas para a TV, de onde consegui sacar alguns trejeitos importantes para a criação. Foi um processo de antropofagia mesmo. Fiquei grávida de Clarice e dei a luz ao espetáculo", conta Beth.

Durante pouco mais de uma hora em cena, a atriz manobra uma interpretação intrincada e sutil, carregada da aura feminina tão bem traduzidas na extensa obra de Clarice.

"Como tudo no espetáculo passou por mim, posso dizer que, além da escritora, há muito da Beth ali também. Afinal, a peça apresenta uma Clarice vista sob o meu prisma. É uma experiência muito sensorial e essa é uma questão interessante de quando você adapta a literatura para o teatro: potencializamos uma prática que normalmente é realizada de maneira solitária e damos a ela ainda mais força", comenta.

Beth interpreta tanto a escritora quanto algumas das personagens famosas da obra de Clarice. A narrativa se constrói a partir de trechos de entrevistas, depoimentos e correspondências trocadas pela autora.

"Ela falava sobre o amor maternal, o do relacionamento, o amor a Deus, à natureza, ao próximo. Escolhi esse viés para apresentá-la ao público.Eu sempre acalentei essa vontade de um dia poder dar meu corpo, minha voz, minhas emoções para colocá-la viva em cena", diz. "Qualquer tempo é tempo de Clarice", conclui.

SIMPLESMENTE EU, CLARICE LISPECTOR
Datas: 13, 14 e 15 de novembro (sexta, sábado e domingo)
Horários: Sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 19h.
Local: Teatro Colinas (Colinas Shopping – av. São João, 2.200, Jardim das Colinas, São José dos Campos)
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos
Gênero: Espetáculo poema
Ingressos: R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia)
Informações: (12) 3204-5236

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em Brasil & Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.