Thiago Gimenes, diretor musical, é indicado ao prêmio Bibi Ferreira
Reprodução
A montagem do musical “Uma Luz Cor de Luar”, apresentada desde 2013 pelos alunos da Fundação Lia Maria Aguiar, de Campos do Jordão, alcançou a indicação a um dos mais importantes prêmios do cenário teatral. O espetáculo está entre os três concorrentes a “Melhor Música Original” da temporada de 2015/2016.
A produção, dirigida por Thiago Gimenes e Keila Fuke, alcançou a visibilidade nacional e o reconhecimento profissional após a temporada de apresentações na capital paulista, entre os meses de janeiro e fevereiro.
O arranjo musical que levava ao público para o contexto da história e valorizava as vozes dos atores durante a interpretação é de autoria de Thiago Gimenes, que afirma ser uma indicação a todos os envolvidos no projeto e não somente a ele. “Os instrumentos do musical foram os alunos e toda a equipe. Essa indicação é o resultado e fruto de um trabalho de qualidade técnica profissional, mesmo eles ainda sendo estudantes”, explica o diretor.
Gimenes está há cinco anos dividindo seu conhecimento sobre a música e o teatro com as crianças e adolescentes de Campos do Jordão. “A Fundação é um local onde posso compor, dirigir e fazer o que gosto com jovens que estão interessados. Fico cada vez mais feliz de ver como o projeto está crescendo. Transformando a vida de cada um deles através da arte”, conta.
O reconhecimento do trabalho do diretor musical com o espetáculo de Campos do Jordão não é a primeira indicação de Gimenes. O compositor foi indicado na mesma categoria em 2015 pela direção musical da montagem “As Damas de Paus”, de Mara Carvalho.
Uma Luz Cor de Luar
Para quem não teve a oportunidade de ver o espetáculo, algumas partes gravadas estão nas redes sociais e até divulgadas na própria página da fundação. O elenco da época contou com a participação dos atores Totia Meirelles, Bernardo Mesquita, Claudia Ohana e Beatriz Lucci.
O espetáculo, com texto original de Rafael Castro, conta a história de um menino que abandona a vila de pescadores por uma aventura no oceano. “A nossa ideia era fazer um musical tipicamente brasileiro, com nuances e estilos entre a Broadway e as sonoridades brasileiras”, relata Thiago Gimenes sobre a produção musical.
O diretor ainda explica que a percussão e os sons indígenas são predominantes no espetáculo para o envolvimento com a história e a fauna e flora representadas. “Toda a produção de texto e musical conteve com uma pesquisa em cima de rituais e tribos indígenas. Representando muito bem o som da natureza brasileira aliado ao tradicional estilo dos musicais”, completa Gimenes.
Thiago é professor de canto na FLMA
Reprodução
Novidades
Infelizmente o “Uma Luz Cor de Luar” não deve voltar aos palcos, mas os alunos da Fundação Lia Maria Aguiar voltam às aulas neste segundo semestre para preparar uma montagem completamente nova para a próxima temporada.
Para quem quer ver o trabalho do Thiago Gimenes nos palcos, estreia em setembro, com sua direção, as "33 Variações de Beethoven", no teatro Nair Belo em São Paulo. No elenco estão confirmados os atores Wolf Maia e Nathalia Timberg.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.