Por João Pedro Teles Em Brasil & Mundo

'Lá em Cuba, em Cuba Lá' comemora 10 anos de folia em São José

Bloco criado no Inpe concentra no Vicentina Aranha, nesta quarta, às 18h

201632_BlocodoInpe_SJC

Festa ganha as ruas de São José nesta quarta

Arquivo/Meon

Nesta quarta-feira (7), o bloco ‘Lá em Cuba, em Cuba Lá’ dá o pontapé inicial para os festejos de Carnaval em São José. Comemorando seus dez anos de existência, o cortejo tem saída programada para às 18h30 do Parque Vicentina Aranha.

Criado por pesquisadores e alunos da pós-graduação do Inpe, o  ‘Lá em Cuba’ arrasta foliões ansiosos para o início das festividades de momo desde 2009, quando saiu pela primeira vez.

À época, o pesquisador Miguel Vieira Monteiro levou a cabo a conversa de voltar às tradições de ocupar as ruas durante a festa.

“A ideia sempre foi essa de trazer um bloco que resgatasse essa ideia de ir à rua, comemorar ao ar livre. É uma forma de ocupar o espaço público. Tem muito a ver com a questão do Carnaval. A festa é popular”, afirma.

Com o passar dos anos, a festa do pessoal do Inpe foi ganhando corpo e se tornando cada vez mais uma festa para o joseense e quem mais quiser chegar. A cada Carnaval os organizadores escolhem um tema, que vira o mote do bloco.

Leia MaisWill Smith homenageia filho por sucesso da música 'Icon'Beija-Flor fecha grupo especial com desfile sobre monstros e seus criadoresRapper Drake doa milhares de dólares para escola e bolsa de estudos para aluna

“O Carnaval tem essa questão de ser, além de uma festa, um momento de concentração e de luta popular. Então sempre trazemos uma questão importante para o bem comum e trabalhamos essa ideia de conscientização por meio da folia”, explica.

Conhecida de outros Carnavais entre os joseenses, a livreira e produtora cultural Analú Andrade está envolvida no projeto desde o início. De acordo com ela, o mais importante é a festa popular e a integração entre os foliões.

“Tem muita família, muitas crianças e muita alegria. O barato é que as crianças que começaram bloco sendo levadas de carrinho hoje estão pulando com a gente e ‘incendiando’ ainda mais o bloco”, comenta.

O percurso do ‘Lá em Cuba’ deixa o Vicentina Aranha, segue pela  avenida 9 de Julho na contramão e termina no bar Savema (Sociedade Amigos de Bairro da Vila Ema), na avenida Heitor Vila Lobos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em Brasil & Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.